Por Fora
das Pistas

Notícias

24 de abril de 2015

Mapa aprova requisitos fitossanitários para cavalos durante eventos olímpicos

Foi publicado no início do mês de abril, no Diário Oficial da União (DOU), a instrução normativa em que o Ministério da Agricultura (Mapa) aprova os requisitos zoosanitários específicos para importação de cavalos em excelente estado sanitário que vão participar dos Jogos Olímpicos, em 2016, no Rio de Janeiro, dos Jogos Paraolímpicos Rio 2016 e do evento preparatório pré-olímpico em 2015. A proposta da normativa é facilitar a movimentação temporária dos animais durante esses eventos.

Os equinos importados temporariamente devem estar acompanhados do Certificado Veterinário Internacional (CVI), emitido ou endossado pelo Serviço Veterinário Oficial do País exportador, e ainda, acompanhados do certificado que ateste o cumprimento das exigências zoossanitárias que constam na Instrução Normativa.

Os animais também devem estar acompanhados de passaporte equino ou outra documentação equivalente, emitidos por entidades reconhecidas e endossados pelo Serviço Veterinário Oficial do país correspondente, no qual constem a identificação do animal por meio de microchip e todas as vacinações constantes destas exigências.

  • Compartilhe
  • <