Por Fora
das Pistas

Acontece

Conjunto vencedor da 1ª prova indoor da SHB

22 de setembro de 2016

Luiz Felipe Pimenta Alves entra para a história: vence a primeira prova do indoor da SHB

O cavaleiro de Brasília, montando August Utopia, venceu a primeira competição do novo picadeiro Coberto da SHB e a primeira prova indoor oficial do Rio de Janeiro. Helio Pessoa assinou o traçado, 64 conjuntos largaram na primeira passagem e 19 se habilitaram ao desempate da competição da série intermediária que abriu o Longines Rio Equestrian Festival 2016, nesta quinta-feira, na Sociedade Hípica Brasileira e inaugurou o novo picadeiro coberto do clube.  E foi do jovem Luiz Felipe Pimenta Alves, de Brasília, a honra de vencer esta primeira competição da nova pista e escrever seu nome na história da SHB. Ele montou Augusto Utopia e foi o único que andou na casa dos 33 segundos. A dupla parou o cronômetro da segunda volta em 33.89 e deixou todos os saltos intactos.

Outros rápidos conjuntos tentaram alcançá-lo sem sucesso. O segundo colocado, o carioca Marcelo Ciavaglia com Theron RJ, chegou sem faltas, em 34.56 e o terceiro, representando São Paulo, Fabio Sarti com Umberto, que também terminou o desempate sem falta, fez o tempo de 35.82. Entre os competidores da categoria Júnior,  a grande vencedora foi a carioca Maria Fernanda Artman Severo com Zortin Jr.

– É uma honra vencer a primeira prova, num picadeiro deste, numa hípica tão tradicional. O picadeiro é espetacular. A estrutura é maravilhosa e o piso está muito bom, o que é raro num piso novo. Está de primeiro mundo, disse Pimenta, brasiliense de 30 anos.

O Picadeiro é um sonho acalentado pela comunidade hípica carioca desde sempre. Uma pista coberta de 2.700 metros quadrados com projeto moderno e ousado e que, ao mesmo tempo, se integra ao estilo colonial do clube. A construção tem assinatura dos grifados arquitetos Miguel Pinto Guimarães e Sergio Conde Caldas e o  piso é feito com o que há de mais atual e moderno em geopat, assinado por outro craque, o belga Bart Poels.

Além de um equipamento fundamental para o treinamento de cavaleiros e amazonas cariocas, o picadeiro coloca o Rio de Janeiro no circuito nacional e internacional de competições indoor pela primeira vez na sua história. E, mais ineditismo, o novo picadeiro Eloy Menezes também é sustentável. Vai receber o maior projeto de energia solar da cidade e o maior em um clube na America Latina. A cobertura da instalação abrigará 962 painéis solares com capacidade de converter mais de 20% da energia solar em eletricidade. O projeto vai gerar 470MWh/ano, energia suficiente para abastecer cerca de 200 residências brasileiras.

A Competição oficial vai até domingo, com a disputa do GP Longines. Nesta  sexta-feira, o destaque é para o Grande Prêmio Hyundai, válido para o Campeonato Brasileiro de Sênior Top  e também  como a segunda classificatória da liga sul americana que habilita dois conjuntos para a final da Copa do Mundo,  que acontece de 27 de março a 2 de abril em Omaha, nos Estados Unidos. O ranking provisório é totalmente dominado pelos brasileiros. José Roberto Reynoso Fernandez vem na liderança, com 20 pontos, seguido de Cesar Almeida com 17 e Artemus de Almeida com 15 pontos.
O ranking do Campeonato Brasileiro também é liderado pelo ginete paulista e cavaleiro olímpico – esteve em Londres 2012 – José Roberto Reynoso Fernandez, que, depois de quatro etapas soma 75 pontos. Em segundo empatados Vitor Alves Teixeira e Cesar Almeida, ambos com 40 pontos.

Próximas etapas Campeonato Brasileiro Hyundai Sênior Top 2016 –
5ª Etapa CSI2*-W Rio de Janeiro – 23 a 25/9
6ª Etapa CSI2*-W Indoor – SHP – 29/9 a 2/10
7ª Etapa CSI2* Agromen – 14 a 16/10
8ª Etapa – Final CSI2* Top Rider – SHP – 2 a 4/12

No sábado, a atração principal é  o Grande Prêmio Total, às 16h30, que encerra a série da pista indoor. As provas do Longines Rio Equestrian Festival vão até domingo, sempre a partir das 9 h. O evento é aberto ao público e a entrada é franca. Todas as competições serão transmitidas ao vivo e os resultados também podem ser conferidos online, em tempo real, através do site www.shb.com.br ou do aplicativo da SHB disponível para as plataformas Android e IOS.

O Longines Rio Equestrian Festival conta com o apoio de Hyundai, Total, Promenade, SporTV, AD Lifestyle,   Osklen, Multiplan, Village Mall e chancela de FEERJ, CBH e FEI.

Resultados Quinta-feira 22/9/2016

Prova A – CSN – 1.35m com 1 desempate
 
Seniores:
1- Luiz Felipe Pimenta Alves/August Utopia/FHBR/0-0-33. 89
2- Marcelo Ciavaglia/Theron RJ/FEERJ/0-0-34.56
3- Fabio Sarti/Umberto/FPH/0-0-35.82
4- Sergio Mourão Correa Lima/ Akcoly/FHMG/0-0-36.82
5- Pedro Junqueira Muyalert/Chacote/FPH/0-0-38.88
6- Pedro Paulo Lacerda/Olimpie Cepel JL Sitio Chuin/FHMG/0-0-40.96

Juniores:
1- Maria Fernanda Artamna Severo/Zortin Jr/FEERJ/0-0-38.74
2- Ana Bretani Samaia/Eskadron 10/FPH/0-0-40.57
3- Maria Fernanda Artmann Severo/Darius/FEERJ/0-0-40.63
4- Frederico Antelo/Platina Z/FPH/0-des
5- Pedro Backheuser/Zenith/16p
Fonte: CPC

  • Compartilhe
  • <