Por Fora
das Pistas

Notícias

19 de dezembro de 2015

Livro sobre Mangalarga Marchador traz imagens exclusivas de cavalgadas pelo mundo

A Comg Editora prepara lançamento de livro de arte exclusivo sobre a raça equina genuinamente brasileira Mangalarga Marchador. Com 228 páginas, linguagem leve e movimentada, a obra “Mangalarga Marchador do Brasil – A história da raça e cavalgadas pelo mundo” retrata, em belíssimas fotografias, desde a origem da raça até as cavalgadas dos marchadores brasileiros no país e na Europa. Além das imagens, a publicação também conta com textos explicativos espelhados em português e inglês, que relatam a história do Magalarga Marchador e enfatizam o uso vocacional no equiturismo e em cavalgadas, modalidade que vem crescendo no contexto turístico com viés ecológico, esportivo e também cultural.

O livro foi divido estrategicamente em quatro capítulos: As Origens, As Características, As Cavalgadas e Marcha Brasil 14 mil, para oferecer ao leitor uma visão ampla em todos os aspectos sobre a raça. O último capítulo retoma a marcha pioneira em que três cavaleiros cruzaram o país no lombo de seis garanhões MM, nos anos 90, e é composto de imagens da travessia em diferentes paisagens e relatos originais, além de passagens curiosas recontadas hoje pelo fazendeiro Pedro Aguiar.

Um dos pontos fortes do livro são as fotos das viagens a cavalo pelo mundo, que mostram praticantes e incentivadores do turismo equestre, como o casal Marcelo e Sophia Baptista de Oliveira, sua paixão e trajetória de vida com a raça Mangalarga Marchador. A obra, que está sendo finalizada pelo CJ 31 Criação e Design, será lançada  pela  Comg Editora no próximo ano e a primeira edição estará disponível em 1000 exemplares. Além disso, serão distribuídos gratuitamente 300 exemplares para as Bibliotecas Públicas do Brasil.

Fotografia

Com qualidade de imagens artísticas e de produção gráfica, com o intuito de encantar o leitor com as belezas da raça, o livro segue os moldes da direção de arte de um fotolivro e conta com magníficas imagens feitas por especialistas em animais. Os fotógrafos escolhidos para participar da obra têm reconhecimento internacional e, apesar de europeus, são apaixonados pela raça Magalarga Marchador e já visitaram o Brasil diversas vezes para fotografá-los e também aqui mantiveram encontros com criadores brasileiros.

Também foram utilizadas fotografias de acervos museológicos para ilustrar os capítulos históricos com mapas, quadros de época, documentos e brasões de família.

O livro de arte “Mangalarga Marchador do Brasil – A história da raça e cavalgadas pelo mundo” está à venda, em São Paulo, na Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis (Av. Higienópolis, 618 – Piso Pacaembu) e na unidade da Rua Fradique Coutinho, nº 915. Em Ribeirão Preto e Rio de Janeiro, os exemplares estão disponíveis na rede de Livrarias Travessa e, em Belo Horizonte, na rede de Livrarias Leitura.

Ficha Técnica
Mangalarga Marchador do Brasil – A história da raça e cavalgadas pelo mundo
228 páginas

Produção Cultural e Editora
Marina Gonzalez/Comg

Fotografia
Eric Renard
Paula da Silva
Sabine Steuwer
Sílvia Foco
Sophia Rondon Baptista de Oliveira
Astrid Oberniedermayr

Textos
Teté Martinho

Design Gráfico
Letícia Moura/CJ 31

Ilustrações
Teresa Berlinck

Fonte: SPMJ Comunicações

  • Compartilhe
  • <