Por Fora
das Pistas

Notícias

Livia Neves no RJ; foto: Beatriz Cunha

25 de setembro de 2015

Livia Neves vence abertura do Longines Rio Equestrian Festival

Dos 92 conjuntos que largaram na primeira prova da série internacional do Longines Rio Equestrian Festival, com obstáculos a 1.35m, nesta quinta-feira, na Sociedade Hípica Brasileira, 26 se habilitaram ao desempate com percursos limpos. Mas foi a jovem baiana, de 24 anos, com seu fiel Estoril Cepel JL Sítio Chuin, os terceiros a entrarem na segunda passagem, que cravaram a marca imbatível de 32.80s sem faltas. Ninguém mais conseguiu alcançar o tempo da dupla. Aliás, invencibilidade vem sendo a constante deste conjunto que é o atual Campeão Brasileiro de Sênior, vencedor do Mini GP do Circuito Indoor de Santo Amaro, em agosto e segundo lugar na prova principal da abertura do CSI de 80 anos do mesmo clube, na semana passada.

Livia atribui os bons resultados à maturidade do conjunto e ao encaixe no sistema do trabalho com Estoril, de 12 anos, que está com ela há mais de três anos. “Realmente, um confia muito no outro o que nos permite fazer coisas bem ousadas”, admite a amazona. “Agora, amanhã (sexta), ele descansa e saltamos o Small GP Itaú, no sábado”, explicou a baia feliz e aliviada de nenhum dos outros mais de 20 conjuntos que vieram depois dela terem conseguido melhorar seu resultado.

Premiação: Livia Neves Recebe seu  prêmio do Presidente da FEERJ, Rodolpho Figueira de Mello e do delegado técnico do concurso, Helio Pessoa; foto: Beatriz Cunha

Premiação: Livia Neves Recebe seu prêmio do Presidente da FEERJ, Rodolpho Figueira de Mello e do delegado técnico do concurso, Helio Pessoa; foto: Beatriz Cunha

Em segundo lugar na competição, que teve percurso armado pela amazona olímpica Lucia Faria Alegria Simões, chegou o carioca Marcello Ciavaglia, com Queenie RJ, que parou o cronômetro em 32.98 e foi seguido de Pedro Muylaert, de São Paulo com Premier Avignon. A quarta posição ficou novamente com o Rio de Janeiro, conquistada pela amazona Stephanie Maciera e Gipsy e o quinto posto coube ao representante da Alemanha, Marc Bettinger  com  Zortin Jr. E, fechando a premiação de pista, o carioca Rodrigo Lima levou Chanta Libre do Santo Antonio à sexta colocação da prova.

Nesta sexta-feira o destaque é para GP Hyundai –WC, válido como terceira das seis etapas da liga sul americana que seleciona dois cavaleiros para a final da Copa do Mundo, em março de 2016, na Suécia e para o Ranking Longines. A prova também sedia a sexta etapa do Campeonato Brasileiro Hyundai de Sênior Top. Na liderança do brasileiro vem o cavaleiro olímpico José Roberto Reynoso Fernandez, vencedor deste mesmo GP no ano passado.

No sábado, o ponto alto do evento é a prova extra, a partir das 16 horas, em que o medalhista olímpico carioca Luiz Felipe de Azevedo vai tentar quebrar o recorde brasileiro e mundial de salto em altura em muro. O cavaleiro, conhecido como Felipinho, é recordista brasileiro de salto em altura (1982) com a marca de 2.31. Felipe também detém o recorde de 2.32 metros, desta vez num salto sobre um muro, na Piazza de Sienna, na Itália, conquistado em 2002. Felipinho vai tentar bater o record dele e o Mundial em salto sobre muro, que é de 2.40 metro e pertence ao cavaleiro alemão Franke Sloothaak (1991). No esquenta para competição, Azevedo passou 2.20 m no final de agosto no Haras Massangana, no Rio, o que o credencia para tentativa de quebra de recorde mundial.

No domingo, é a vez do GP Longines  –  Troféu Roberto Marinho. Instituído há 27 anos, o  Grande Prêmio do Troféu Roberto Marinho é um clássico do calendário hípico nacional.  Apenas cinco cavaleiros já venceram esta prova mais de uma vez e têm seus nomes gravados em duplicata no troféu perpétuo: Fabio Leivas (1988 e 1990), Vitor Alves Teixeira (1991 e 2000), Luiz Francisco de Azevedo (1995 e 2011), Rodrigo Ullmann Lima (2001 e 2002), e Rodrigo Sarmento (2004 e 2012).
Destes, Fabio, Vitor, Rodrigo Lima e Sarmento estão inscritos e vão tentar o tri.

As provas do Longines Rio Equestrian Festival vão de quinta a domingo. O evento é aberto ao público e a entrada é franca. Todas as competições serão transmitidas ao vivo e os resultados também podem ser conferidos online, em tempo real, através do site www.shb.com.br ou do aplicativo da SHB disponível para as plataformas Android e IOS.

O GP Longines – Troféu Perpétuo Roberto Marinho será transmitido ao vivo pelo SporTV e o GP Hyndai, passará em VT.

O Longines Rio Equestrian Festival conta com o apoio de Hyundai, Itaú, SporTV, AD Lifestyle, Artefacto, Feat, Osklen, Multiplan, Village Mall e chancela de FEERJ, CBH e FEI.

Resultados:

Prova 1 – CSI – 1.35m – 1 desempate

1- Estoril Cepel Jl Sitio Chuin/Livia Neves/BRA/0-0 32.80
2- Queenie RJ/Marcello Ciavaglia/BRA/0-0-32.98
3- Premiere Avignon/Pedro Junqueira Muylaert/BRA/0-0-33.42
4- Gipsy/Stephanie Macieira/BRA/0-0-34.52
5- Zortin JR/Marc Bettinger/ALE/0-0-34.55
6- Chanta Libre do Santo Antonio/Rodrigo Ullman Lima/BRA/0-0-34.57

Fonte: CPC Comunicação

  • Compartilhe
  • <