Por Fora
das Pistas

Acontece

Segundo o COI, Olimpíada de Tóquio não corre risco por enquanto Athit Perawongmetha/Reuters

4 de março de 2020

Libertadores, Eurocopa, Tóquio-2020: coronavírus ameaça quais eventos?

A epidemia do novo coronavírus já matou mais de 3.000 pessoas em todo o mundo, de acordo com o último balanço divulgado nesta segunda-feira 2. Além da China, epicentro do surto, a propagação do Covid-19, nome técnico da doença, alcançou níveis alarmantes na Itália e na Coreia do Sul nos últimos dias e chegou a cidades sul-americanas como São Paulo e Guayaquil. Diversos eventos esportivos já foram cancelados e adiados na Ásia e o temor dos organizadores, aos poucos, começa a tomar conta do Ocidente.

Olimpíada de Tóquio

O comitê organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio-2020 vem negando a possibilidade de os Jogos não ocorrerem, apesar das recomendações do governo japonês para que grandes aglomerações fossem canceladas ou realizadas em menor escala.

Nesta terça-feira 3, um membro da organização, no entanto, abriu a possibilidade de adiamento. Seiko Hashimoto, ex-patinadora e ministra das Olimpíadas no Japão, revelou que existe a possibilidade, prevista em contrato, de que a competição seja postergada em alguns meses.

“O COI tem o direito de cancelar os jogos somente se eles não ocorrerem dentro de 2020. Isso pode ser interpretado como a possibilidade dos Jogos serem adiados, contanto que sejam realizados durante esse ano”, explicou Hashimoto, durante evento na sede do poder legislativo do país. “Estamos fazendo o máximo de esforços para que não tenhamos de encarar essa situação”, completou.

Dezenas de eventos esportivas foram cancelados na Ásia desde o início do ano. O fato que causou maior preocupação em relação à Olimpíada foi a severa restrição ao número de participantes da Maratona de Tóquio, marcada para 1º de março. Apenas 176 corredores profissionais poderão participar da prova, enquanto os mais de 30.000 amadores inscritos terão de ficar de fora.

Fonte: veja.abril.

  • Compartilhe
  • <

Os comentários estão desativados.