Por Fora
das Pistas

Acontece

Marcelo Chirico e Acrobat van Laar Z rumo a vitória (Luis Ruas / Divulgação)

31 de maio de 2015

Jovem uruguaio Marcelo Chirico triunfa na principal disputa de sábado na 44ª Copa São Paulo

A tarde desse sábado, 30/5, foi de intensa disputa no Clássico, a 1.40 metro, válido pela série Internacional da 44ª Copa São Paulo na Sociedade Hípica Paulista, mais antigo evento hípico do país. Deu Uruguai com vitória de Marcelo Chirico, campeão olímpico da juventude 2010, montando Acrobat van Laar Z.

Estiveram em pista 71 conjuntos, dentre os 14 sem faltas habilitaram-se ao desempate. Número 7 na ordem de largada, Marcelo e Acrobat van Laar Z garantiram mais um percurso limpo em 36s99, marca que permaneceu imbatível até o final. “Fui para o tudo ou nada”, contou Marcelo, 23, que vai defender o Uruguai nos Jogos Pan-americanos 2015 montando Casi Honey Bay, montaria com a qual larga no GP, a 1.55 metro, que encerra a competição nesse domingo, 31/5.

“Caso eu consiga vaga também quero saltar o Acrobat van Laar Z no GP e se a gente registrar o índice técnico (máximo uma falta) poderei optar entre dois cavalos em ótima forma para o Pan 2015”, explicou o jovem talento acostumado a conquistas na Hípica Paulista. “Em 2011 e 2014 venci o GP do Classic Horse Show e vou trabalhar para inscrever meu nome no GP da Copa São Paulo.”

José Luiz Guimarães de Carvalho com o sempre competitivo Arriminum TW foi vice, pista limpa, 38s095. A amazona baiana Lívia Mendonça Neves apresentando Estoril Cepel JL Sítio Chuín comemorou o 3º posto, sem faltas, 38s95.

O evento segue nesse domingo, 31, com mais quatro provas e destaque para o GP, a 1.55 metro, a partir das 14h30, válido pela 4ª Etapa do Campeonato Brasileiro Hyundai Senior Top, ranking da Federação Equestre Internacional e observatória para formação da equipe brasileira rumo aos Jogos Pan-americanos 2015.

O Campeonato Brasileiro Hyundai de Sênior Top 2015 é disputado em oito etapas. Após a 3ª Etapa do Campeonato Brasileiro Senior Top, o cavaleiro olímpico José Roberto Reynoso Fernandez Filho, que venceu a 1ª Etapa e foi 8ª na 2ª Etapa e 4º na terceira, segue na liderança do com 41 pontos. Pedro Muylaert agora é vice-líder com 35 pontos, seguido de perto por Fábio Sarti, campeão do GP na 2ª Etapa, 34 pontos.

Horse Experience e ação social

Na manhã desse sábado, uma apresentação de rédeas do renomado cavaleiro Gilson Vendrame foi o centro das atenções na Sociedade Hípica Paulista, que preparou uma plataforma especial de entretenimento: o Horse Experience. Com espaços equestres temáticos e apresentações de Atrelagem, Volteio, Corrida de Pôneis e Rédeas, o público pode conhecer e vivenciar um pouco da versatilidade do mundo do cavalo.

Destaque também para a Equoterapia, uma das principais atividades da Escola de Equitação da SHP, em que o cavalo junto com uma equipe multidisciplinar é o grande agente terapêutico proporcionando incontáveis benefícios físicos e psicológicos para jovens e adultos. Durante a Copa São Paulo, há um espaço especial para que o público possa se inteirar e saber como apoiar a atendimentos gratuitos. A Hípica Paulista também recebe uma exposição da ONG 100% Animal.

Clássico, 1.40 metro – CSI Copa São Paulo

Campeão Marcelo Chirico / Acrobat van Laar Z – URU – 0/0/36s99
Vice José Luiz Guimarães de Carvalho / Arriminum TW – BRA – 0/0/38s05
3º Livia Mendonça Neves / Estoril Cepel JL Sítio Chuín – BRA – 0/0/38s95
4º Denis Gouveia / Gazarinparflan VD Kleyensberg – BRA – 0/0/40s24
5º Pedro Backheuser / Q Pleasure Domar – BRA 0 0/0/40s25
6º José Roberto Reynoso Fernandez Filho / Azrael Sanol Dog Protécnica – BRA – 0/4/37s02

Fonte: Imprensa SHP

  • Compartilhe
  • <