Por Fora
das Pistas

Hall da Fama

Felipe Amaral e Finesse

1 de julho de 2016

Jovem talento nacional Felipe Amaral se prepara para as Olimpíadas Rio 16.

O carioca Felipe Amaral – campeão brasileiro sênior top 2013, campeão sul-americano 2014, quarto lugar no time do Brasil no Pan 2015 e integrante da equipe campeã na Copa das Nações CSIO5* Spruce Meadows 2015 – se prepara para conquistar uma vaga na equipe de Salto para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Há um ano e meio, Felipe mora em Waterloo, na Bélgica, como parte do programa de evolução e treinamento na modalidade. É uma forte aposta para o time Olímpico 2016!

Felipe vem de uma cultura familiar muito ligada aos cavalos e à equitação. Faz parte da quarta geração (por parte de pai) no hipismo. O bisavô, Edgar do Amaral, era Marechal do Exército e fez parte do comitê Olímpico da época. O avô, Hugo Amaral, era um apaixonado por cavalos e muito conhecido no meio hípico do Rio de Janeiro. Já o pai, José Paulo, também montava e participava de competições.

Quando nasceu em Miguel Pereira, cidade da região serrana do Rio de Janeiro, a casa era um centro de treinamento de cavalos de salto e essa era a rotina do lar. Desde muito pequeno, Felipe já mostrava interesse pelos cavalos. Via o pai, José Paulo, montando e queria também. O pai, logo reconheceu nele uma sensibilidade especial. Felipe Amaral foi se desenvolvendo como cavaleiro, treinando e competindo em todas as categorias de base, desde então.
 
CARTHOES BZ – O CAVALO E VERDADEIRO GUERREIRO AO SEU LADO

Carthoes nasceu em 2003 no Zangersheide da Bélgica e foi comprado em 2005 por Haras da Argentina. Ele chegou ao Brasil com 2,5 anos e sempre foi o “xodó” de toda a equipe, que admirava tanto sua beleza física quanto a personalidade forte.

O cavalo cresceu e foi domado no Haras Première, em Itupeva (interior de São Paulo – de propriedade da família da empresária Roberta Ramalho, presidente do estaleiro Intermarine).

A cada etapa, Carthoes foi se tornando um cavalo com potencial para saltar grandes provas. Seu primeiro destaque foi como vencedor da aprovação de garanhões em 2006.

Momentos difíceis

Felipe Amaral começou a montá-lo quando o cavalo tinha 8 anos de idade. Após o período de adaptação do conjunto, Carthoes, no dia 31 de dezembro de 2012, teve que ser submetido à primeira das 5 cirurgias que viria a enfrentar em um intervalo de apenas 4 meses. Esse período difícil demonstra o guerreiro que ele é! Foi necessário muita força, empenho e dedicação de toda equipe para que voltasse em forma para saltar e ser vitorioso no grande prêmio internacional do Rio de Janeiro e no campeonato brasileiro de sênior top em 2013. Em março de 2014, o conjunto conquistou também o título de campeões Sul Americano, no ODESUR.

Aproveitando esse potencial e o momento do conjunto, optaram por uma temporada na Europa. Depois de uma série de bons resultados nos Estados Unidos e mais uma vez na Europa em 2015, o conjunto foi escolhido para integrar a equipe brasileira nos jogos Pan Americanos de 2015.

PERFIL FELIPE AMARAL
•           Nome Completo: Felipe Notarbartolo Villarosa do Amaral
•           Data de nascimento: 09/10/1990 (25 anos)
•           Local de nascimento: Rio de Janeiro
•           Local de residência atual: Waterloo (Bélgica) – há um ano e meio
•           Altura: 1,73
•           Atleta do hipismo desde os primeiros anos de vida
•           Preparação para as provas: Corrida, musculação e alongamento
•           Acompanhamento de nutricionista (a irmã Yasmin Villarosa): refeições balanceadas e suplementos alimentares
•           que faz momentos antes da competição: Após ir nas cocheiras ver os cavalos, procura ficar sozinho se concentrando

PRINCIPAIS CONQUISTAS
–  Vice-campeão do GP Copa Hermès 2011

–  3º lugar do GP Internacional do Rio de Janeiro 2011
–  Campeão GP CSI Lommel 2012
–  Quarto lugar Copa das Nações Lisboa 2012
–  Campeão Grande Prêmio Internacional Rio 2013
–  Campeão Brasileiro de Sênior Top 2013
–  Campeão Sul Americano de Sênior Top 2014
–  Representante da equipe brasileira no CSIO 5* Rotterdam
–  Vice-campeão GP CSI Top Rider 2014
–  4º lugar por equipe no Pan-Americano 2015
–  Medalha de ouro na Copa das Nações CSIO5* Spruce Meadows 2015

PERFIL CARTHOES BZ
Nome oficial: Première Carthoes BZ
Data de nascimento: 27/04/2003 (13 anos)
Local de nascimento: Bélgica
Raça: Zangersheide
Pai: Cartago Z
Mãe: La Toucha B
Pai da mãe: Voltaire
Altura: 1,65m
Pelagem: castanha

COMPETIÇÕES EM 2016
–  CS13* Lummen (7-10/4) – 3º lugar
–  CS13* Maubege (28-30/4)
–  CS105* La Baule (11-15/5) – Copa das Nações
–  CS105* Roma (25-28/5)

Fonte: De Fatho Comunicação – Assessoria do Cavaleiro

  • Compartilhe
  • <