Por Fora
das Pistas

Notícias

Investimento em bem-estar garante maior rendimento de cavalos — Foto: Reprodução/TV TEM

8 de dezembro de 2019

Investimento em bem-estar garante maior rendimento de cavalos

Em uma prova de 3 tambores, agilidade e técnica são fundamentais para atingir o menor tempo possível. O desempenho do cavalo é comparado ao de um atleta, que precisa estar bem alimentado, confortável e seguro para alcançar o melhor rendimento. É por isso que os cuidados também são equivalentes ao de um competidor de elite.

O treinador Thiago Barros Botelho diz que é preciso proteger as patas do cavalo nas competições. O uso de cloches ajuda a evitar lesões. As caneleiras também evitam machucados causados por qualquer contato.

No haras, que fica em Araçoiaba da Serra, a preocupação com o bem-estar continua no restante do dia. Quando não estão treinando, os cavalos são monitorados por uma equipe. Recebem alimentação balanceada e conforto. A hospedagem é ‘5 estrelas’.

Todas as baias têm vista externa e uma janela para ‘confraternizar’ com a vizinhança. Para amenizar o calor, tem climatização com água fresca.

Os cavalos passam a maior parte do tempo em ambientes abertos e em contato com outros animais. Só voltam para a baia à noite.

A atenção especial começa na barriga da mãe. Os potros nascem ao ar livre e ficam com a égua o tempo necessário para ganharem resistência e aprenderem a comer sozinhos. O gerente do haras, Jorge Luiz da Rocha, explica que isso ajuda no desenvolvimento dos animais, garantindo mais saúde e menos estresse.

Tiago Dini cria 150 cavalos das raças quarto de milha e manga larga no município de Araçoiaba da Serra. O investimento em ‘conforto’ ficou em R$ 50 mil. As éguas prenhas ganharam um presente: um comedor individual, o que garante tranquilidade e evita perdas expressivas de ração.

O veterinário Orlando Silva filho comenta que, além da genética e do treinamento, a forma como o cavalo é cuidado é um importante diferencial para obter um bom rendimento.

Fonte: Por Nosso Campo, TV TEM

  • Compartilhe
  • <

Os comentários estão desativados.