Por Fora
das Pistas

Notícias

Foto: FEI

7 de maio de 2016

In Memoriam: 1º ex-vice presidente da FEI Freddy Serpieri (GRE), 1938-2016

Freddy Serpieri, ex- 1º Vice-Presidente FEI (1998-2006) e ex-presidente da Federação Grega de Hipismo faleceu aos 77 anos.
Um fanático equestres, o nome de Freddy Serpieri é sinônimo do esporte na Grécia, onde serviu com paixão, visão e dedicação por mais de meio século como um atleta e um executivo, elevando a imagem do esporte nacional e torná-lo a nível internacional.

Freddy (Fernand) Serpieri nasceu em Atenas (GRE) em 28 de abril de 1938. O filho de Jonny Serpieri e Didi Vlastou, ele veio de uma família grega proeminente com interesses mineiros significativos. Ele estudou economia em Genebra (SUI) e serviu como CEO em  empresas de familiares.

Como um atleta, ele ganhou o Campeonato de salto júnior nacional grego em 1955, e o Campeonato Sênior em 1969, bem como conquistou a medalha de ouro individual no Campeonato Balkan Sênior de 1973. Ele foi presidente do primeiro clube de equitação fundada na Grécia, o Hellenic Riding Club, servindo de 1980 até 1995.

Em uma longa carreira como executivo de esportes, Freddy Serpieris atuou como presidente da Federação Grega de Hipismo da sua formação em 1990 até 2001. Foi eleito Presidente do Grupo Regional FEI 1 em 1997, cargo que ocupou até 2005. Quando HRH A Infanta Doña Pilar de Borbón (ESP) foi eleito como Presidente da FEI, em 1998,  nomeou Freddy Serpieri como seu 1º vice-Presidente  e ele permaneceu no cargo até 2006.

Ele foi membro da Comissão Grega Nacional Olímpica e Presidente da Academia Olímpica Internacional (IOA), Presidente e Tesoureiro da Federação National Grega, Confederation SEGAS, Presidente da Comissão Desporto SEGAS 1975-1984, secretário-geral do Jockey  club grego, membro do Comitê Organizador dos Jogos do Mediterrâneo de 1991 e presidente da Hellenic Riding club. Ele também foi   1º vice-presidente Honorário da FEI e Presidente Honorário da Federação Grega de Hipismo.

Freddy Serpieri foi muito ativo no Movimento Olímpico durante muitos anos, servindo como Vice-Presidente do Comitê Olímpico Helénica a partir de 2001. Ele foi um dos portadores da tocha durante o revezamento da tocha para os Jogos Olímpicos de Atenas de 2004, levando a chama olímpica ao longo da nova Olympic Village Road em Aharnon, Atenas.

A FEI estende suas sinceras condolências à família de Freddy Serpieri, seus muitos amigos, à Federação Equestre e a comunidade equestre global.

Fonte: FEI

 

  • Compartilhe
  • <