Por Fora
das Pistas

Notícias

19 de maio de 2015

Horse Week, um evento inovador de sucesso

A Horse Week, Semana do Cavalo, chegou ao mercado equestre apresentando um conceito diferenciado de evento, gerador de negócios e agregador de conhecimento aos criadores, competidores, proprietários e aos amantes deste segmento, que cresce a cada ano com nmeros expressivos, movimentando mais que a indústria automobilística, aconteceu de 14 a 17 de maio, no Red Park, em Jaguarina/SP.

O nosso propósito, de unir as raças, pessoas, colocar no mesmo recinto provas com congresso, feira comercial, shows, foi alcançado com êxito. Agora temos que avaliar o que podemos melhorar para o ano que vem e trabalhar para fazer um evento ainda maior, com mais raças, empresas e pessoas presentes. Tudo correu dentro do que esperávamos e Horse Week já é um marco na história do cavalo”, comentou Raphael Simone Neto, organizador.

Com uma programação recheada de atrações, para os amantes do cavalo e também para o público da região, com entrada gratuita, a feira contou com Horse Show, Congresso de Equinocultura e Veterinária UC Horse Week, que contou com a participação de 85 inscritos; Expofeno, que trouxe máquinas e equipamentos para fenação, além de um Workshop gratuito em parceria com a empresa americana Vermeer reunindo um numero expressivo de produtores de feno; quatro leilões de raças diferentes – Leilão Árabe Fazenda Fortaleza, Leilão Horse Week do Cavalo Crioulo, Leilão Virtual Horse Brasil da Raça Mangalarga e Leilão Haras e Fazenda Aliança de Muares; galeria de garanhões com alguns dos grandes exemplares da atualidade; shopping western com estandes de lojas do seg mento (vestuários, acessórios para o cavalo e o cavaleiro), associações e produtos para cavalo (medicamento e ração), praça de alimentação.

O Café de La Musique levou Fernando & Sorocaba, Marcos & Belluti, Samba de Responsa, Villa Bagagge e Jeito Moleque para um espaço diferenciado, reunindo gente bonita e agregando entretenimento a feira.

A Semana do Cavalo contou a presença de autoridades, como o senador Ronaldo Caiado (DEM), Fábio Meirelles, presidente do Sistema FAESP – SENAR-AR/SP, Marcelo Waldemarim Alves Ferreira, presidente da Associação dos Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), representantes da Associação Brasileira dos Criadores Cavalo Crioulo (ABCCC) e Magdi Shaat, diretor presidente da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMangalarga Marchador). E ainda celebridades como Rico Mansur e Paulo Veloso, que discotecaram nas noites de sexta e sábado (respectivamente) e Álvaro Garnero.

Para o Senador é hora de haver uma união ainda maior em prol do esporte equestre, e que a estrutura da Red em Jaguariúna é referência. “Fico feliz em poder participar de um evento com todas as raças, equinos e muares. A Red é uma referência nacional de negócio e competição. O cavalo reuni milhares de pessoas, famílias , é saudável e essa causa é minha”, declarou Caiado.

Horse Show
No sábado, antes das classificatórias do Team Penning e Barrel Racing, a equipe feminina de polo deu um show na pista principal, com um jogo de beldades.

O Centro de Equoterapia Abaé de Holambra, também se apresentou em pista com as crianças atendidas pelo projeto.
Para Lcia Junqueira, competidora de polo, foi muito bom poder apresentar um pouco do esporte no evento. Aceitamos o convite para participar do evento e foi maravilhoso. Competimos fora do Brasil, nosso time vem representando bem o país, e pudemos mostrar na Horse Week  um pouco do nosso esporte, disse a competidora.
O domingo ficou movimentado com as finais de Barrel Racing e Team Penning, provas abertas a todas as raças. Com a montagem da pista de Salto, uma das modalidades do Hipismo, prova que antecedeu as finais, a arquibancada lotou.  A prova de Salto foi um sucesso, com a vitória de Renato Ribeiro, que treina no Haras Patente, em Jaguarina.

Ele elogiou a estrutura do evento e disse que fala por todos que participaram quando diz que “é muito importante para o cavalo essa união e reunião de todas as raças e provas em um mesmo local. Foi muito bom participar junto com outros grandes nomes do Salto, e sair com a vitória, melhor ainda.”

Na pista principal o público pode ver as apresentações e aplaudir os campeões em todas as categorias do Barrel Racing (ou Três Tambores) e do Team Penning, que entre as  classificatórias e semifinais na quinta, sexta e sábado, reuniu mais de 1300 passadas. Se contarmos as outras competições de Muares, Cavalo Mangalarga Marchador, Polo e o Hipismo, esse nmero aumenta bastante, segundo o responsável das provas , Roberto Ulhoa da R4 Eventos.

Os campeões dos Três Tambores foram: Fatiana Ferreira, com Exclusive Moon e a soma de 52s780, categoria Aberta; Keila Mendonça, com Dadeira Bryan 3M e a soma de 53s313, categoria Jovem Unificado; Higor Lapola, com Billy Ta Fame e a soma de 54s120, categoria Amador; Fatiana Ferreira, com Exclusive Moon e a soma de 52s621. No tira teima o campeão foi Gilson Borges dos Reis com Bestdial Doc PM. As categorias Feminina e Jovem Unificado (essa pontuando as competidoras até 12 anos) contaram pontos para o ranking da Associação Nacional dos Três Tambores.
Muito feliz ser campeã a primeira edição do Horse Week. Foi uma prova tensa, pois demorei para classificar na Feminina, corri as três classificatórias indo para as semifinais, mas só entrei no sábado. Também consegui fazer ótimos tempos e entrei com a melhor média. Tanto na Feminina como Aberta, meu cavalo se comportou muito bem e tudo deu certo. Também quero parabenizar os organizadores pela iniciativa”, contou a campeã Fatiana Ferreira.
No Team Penning os campeões foram: na categoria Aberta, Allan, Iris de Lima e Felipe Augusto Pedroso com 20s504; na Mirim João Pedro Sierra, Yasmin Furlan Neto e Eros Matteo com 21s533; na categoria Amador, José Renato Sierra, Sergio Biasoto Filho e Mauricio Garcia com 20s504; na ABCCA os campeões foram Leandro Queiroz, Gabriel Calicchio e Luis Augusto Tranquillini com 18s590; e na categoria Feminina Patrícia Balducci, Paola Gomes e Juviliana Aparecida da Silva com 17s561.

“Foi fantástica essa vitória, fomos o último trio a entrar, é a primeira vez que competimos juntos e ainda marcamos o menor tempo da noite. Estamos muito felizes e emocionadas . Foi um evento maravilhoso,” expôs Patrícia Balducci, do trio campeão da Feminina.

A programação do final de semana ficou completa com a prova de Marcha de Muares ABPMEM, no domingo, 17, com a participação de 55 exemplares da raça. Os muladeiros agitaram o recinto com seus exemplares, também sendo premiados na pista principal.

“A ABPMEM está muito feliz em poder fazer parte deste grande evento e conseguir reunir um número expressivo somente de muares em uma prova de marcha. Agradeço a organização e parabenizo pela excelente estrutura, a parceria deu certo,” declarou Ricardo Pires, presidente ABPMEM.

A organização da Horse Week espera todos para a edição 2016!

Fonte: Verônica Formigoni

  • Compartilhe
  • <