Por Fora
das Pistas

Notícias

22 de setembro de 2015

Hipismo volta a encher o Algarve para o Vilamoura Champions Tour

O Vilamoura Champions Tour 2015 traz ao Algarve os melhores cavaleiros do mundo. O evento é um dos mais prestigiados concursos hípicos a nível internacional e decorre entre 24 de setembro e 18 de outubro, no Centro Hípico de Vilamoura.

A competição reúne cerca de 900 cavalos, 280 cavaleiros (profissionais e amadores) oriundos de 30 países, tais como Austrália, Argentina, Japão, Bermudas, El Salvador, Estados Unidos da América, Nova Zelândia, Rússia, Israel, Alemanha, Grã-Bretanha, França e Brasil.
O evento traz para o Algarve cerca de 2000 pessoas, entre cavaleiros, acompanhantes, júris, veterinários, tratadores e responsáveis pela organização, que durante este período farão de Vilamoura a sua casa.

Para além disso, são esperados perto de 6 mil visitantes durante a competição, o que trará um forte impulso econômico ao turismo algarvio, numa altura em que a chamada «época alta» já terminou.

De 2014 para 2015 o concurso duplicou o número de participantes, com as inscrições a esgotarem ainda um mês antes do inicio da competição. A curto prazo o grande objetivo é que os grandes concursos hípicos internacionais estejam a acontecer em Vilamoura, de forma contínua, entre os meses de setembro e Abril.
Com o Vilamoura Champions Tour as unidades hoteleiras da região serão fortemente beneficiadas, já que poderão somar à sua ocupação habitual cerca de 45 mil dormidas extra. Aliás, na zona de Vilamoura e durante as 4 semanas do evento, está praticamente esgotada a capacidade hoteleira no segmento de 5 estrelas.

A Alubox, de António Moura, entidade organizadora, estima que o Vilamoura Champions Tour traga um retorno económico de 4 a 5 milhões de euros.
Com um prize money de 490 mil euros, o evento inclui 2 Grandes Prémios de 2 estrelas e 2 Grandes Prémios de 3 estrelas. Do total de 100 provas,  12 contam para o ranking Longines FEI – Federação Equestre Internacional.

A qualidade e o prestígio que os eventos de Vilamoura têm conquistado atrai ao Vilamoura Champions Tour 2015 alguns dos melhores cavaleiros da atualidade.

Entre outros, estão confirmadas as presenças do campeão olimpico em 2004 Rodrigo Pessoa (Brasil), o atual vice-campeão europeu Gregory Wathelet (Bélgica), o campeão do mundo em 2006 Jos Lansink (Bélgica), o atual nº 7 do mundo, Bertram Allen (Irlanda), o campeão olímpico 2012 Nick Skelton (Grã-Bretanha), a medalhada e experiente Laura Kraut (EUA), a rainha da velocidade Laura Renwick (Grã-Bretanha) e as jovens  promessas da Holanda  Sanne Thijssen e Lisa Nooren.

As condições criadas para pessoas e cavalos na cidade equestre de Vilamoura são impressionantes. O recinto, com uma área coberta de 13.000 m2, tem 5 pistas, 800 estábulos, uma clínica e SPA para cavalos, um espaço de massagens, cabeleireiro (com manicure e pedicure), 2 restaurantes, 2 bares e várias lojas.

O concurso internacional Vilamoura Atlantic Tour 2015 tem como principais patrocinadores a Caixa de Crédito Agrícola, Inframoura,  Turismo de Portugal/Algarve, Câmara Municipal de Loulé e Microprocessador.

Conta ainda com a parceria de: Hotel Hilton Vilamoura, Mike Davis, Garvetur, Tivoli Hotels, Inframoura, Cegonha Country Club, Oceanic Golf, Horsery e Hertz.

Fonte:Gabinete de Comunicação

  • Compartilhe
  • <