Por Fora
das Pistas

Notícias

Foto: Shutterstock

24 de agosto de 2016

Hipismo além do CCE, Adestramento e Salto: conheça outras modalidades

Indiscutivelmente, os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro deixarão um legado em todo o Brasil e no coração de todos os apaixonados pelo esporte. Com o hipismo não será diferente. Se antes termos como CCE (concurso completo de equitação), Adestramento e Salto não eram tão comuns no nosso vocabulário, após a Rio 2016 esse jogo virou.

Essas são as modalidades do hipismo que entram nas disputas olímpicas, mas saiba que elas não são as únicas. Conheça outras provas do esporte:

Atrelagem
Provas de adestramento, maratona e corrida de obstáculos feitas em uma charrete puxada por até quatro cavalos. No adestramento, são obrigatórios movimentos livres e pré-estabelecidos, enquanto na maratona os atletas percorrem um percurso de 22km com obstáculos.

Enduro
Provas de longa distância (entre 80 e 160km) que testam a resistência dos animais. Dividida em etapas (chamada anéis), a prova tem paradas para recuperação e testes nos cavalos, que podem ser desclassificados caso não tenham condições de seguir na competição.

Pólo
Praticado por dois times de quatro cavaleiros, o objetivo do é golpear uma bola com um taco entre as balizas, marcando mais gols que a equipe adversária. Cada partida dura de quatro a oito períodos.

Rédeas
Prova que busca, através das rédeas, mostrar que o cavaleiro domina todos os movimentos do animal, valorizando a concentração e a harmonia do conjunto.

Volteio
Execução de movimentos de Ginástica Artística sobre o cavalo em movimento. As provas são individuais, duplas ou equipes, e as notas são aplicadas conforme a técnica, grau de dificuldade, equilíbrio, segurança do atleta e integração do volteador com o cavalo.

Fonte: Terra

  • Compartilhe
  • <