Por Fora
das Pistas

Notícias

Musa orienta amazonas durante a clínica na Hípica de Bauru; Foto: Aceituno Jr.

24 de março de 2016

Hípica de Bauru recebeu clínica de Francisco Musa

A Sociedade Hípica de Bauru promoveu uma clínica de salto com o respeitado cavaleiro e técnico Francisco Musa, com a participação de 22 pessoas, entres ginetes e profissionais que trabalham com hipismo. As atividades, nas três datas, começam às 8h e se estendem ao longo do dia, com trabalho prático e teórico e com a observação atenta e correções feitas por Musa durante os exercícios para aperfeiçoamento de ginetes e montarias. Esta foi a primeira clínica que a Hípica de Bauru promoveu em sua história e a intenção é realizar outra no segundo semestre.

Em um curso intensivo, Musa passou toda a sua experiência como cavaleiro consagrado – quatro vezes campeão do ranking nacional sênior da Confederação Brasileira de Hipismo, dois títulos do Campeonato Brasileiro, títulos nos principais grandes prêmios do País e já representou o Brasil em seletivas de Pan-Americano e Olimpíadas – aos alunos da Hípica, que estão começando na modalidade. “Eu, quando estava começando, fiz várias clínicas, é muito importante. Nos três dias a gente consegue aprimorar algumas coisas e achar dificuldades que a pessoa está tendo e dar uma ajuda, um toque, que pode fazer diferença”, comenta.

Musa destacou que a clínica passa aperfeiçoamentos que podem ser trabalhados, posteriormente, nos treinos em Bauru. “Ninguém aprende a montar em três dias, mas fazemos o ajuste fino. A gente deixa uma lição de casa para eles seguirem um rumo para tentar serem melhores”, explica. O aperfeiçoamento é para ginetes e animais. “Para os cavaleiros é questão de postura e tudo que precisa para a melhor técnica dos saltos. E os cavalos, às vezes, estão com alguma dificuldade de treinamento que a gente pode ajudar”, acrescenta.

O técnico elogia o trabalho de base que a Hípica retomou em Bauru. “Sem base, ninguém vai a lugar nenhum, é o mais importante. Saber fazer o básico bem feito é o primordial. Eles estão investindo na base e na melhoria da Hípica, estão interessados e no caminho certo”, considera.

O diretor de hipismo da Hípica de Bauru, Kiko Barbosa, enalteceu a presença de Musa na cidade. “É a primeira clínica na história da Hípica e é um sucesso. Abrimos 20 inscrições e estamos com 22 participante, estourou”, celebra. “O pessoal está muito feliz, porque trazer um tetracampeão brasileiro para passar toda a experiência dele para o pessoal é muito válido. Ele tem muita docência para transmitir conhecimento para os alunos. Estamos orgulhosos e agradecidos por ele ter vindo”, declara.

Fonte: JC Net edição PFDP

  • Compartilhe
  • <