Por Fora
das Pistas

Notícias

18 de dezembro de 2016

Henrique Fonseca é eleito membro da comissão permanente da WBFSH

A ABCCH orgulha-se em anunciar que Dr. Henrique Fonseca de Moraes Junior, Superintendente do Stud Book dessa entidade, foi eleito para uma comissão permanente da World Breeding Federation for Sport Horses (WBFSH) durante Assembleia em Genebra, na Suíça.

O encontro aconteceu junto com o CSI5* de Genebra, eleito pela oitava vez seguida o melhor concurso do mundo de salto.

Na Assembleia geral Jan Pedersen foi reeleito presidente do órgão e essa, foi a primeira vez na história que um representante do Hemisfério Sul foi eleito para uma comissão permanente: Comitê Disciplinar e Comitê Auditor Fiscal da WBFSH.

Na parte de seminários um dos assuntos mais importantes apresentando foi a respeito do Projeto Genoma que já está sendo implementado nos grandes stud books.  “Esse é um projeto interessante que faz as genotipagens das éguas e garanhões e, a partir da escolha dos genes funcionais, um programa de computador escolhe os melhores cruzamentos. Deve virar tendência mundial nos próximos anos. Nesse princípio só os grandes stud books estão usando devido à custos.” Afirmou Fonseca

Entre as pautas foi apresentada a harmonização do Raio X, onde está sendo feita uma escala de Raio X. “ Estão tentando correlacionar o Raio X com os problemas no mundo todo para ver se conseguem ter uma base do que pode ser usado para o esporte, o que apresenta risco para o esporte e o que não apresenta risco nenhum, para que todo mundo possa usar, e entender como funciona essa parte de Raio X.” Finalizou Fonseca.

Ao longo dos próximos meses, Dr. Fonseca abordará em mais detalhes os assuntos abordados durante os diversos seminários. Aguarde!

Fonte: ABCCH

  • Compartilhe
  • <