Por Fora
das Pistas

Notícias

Encontro dos Campeões no Haras TR em Campo Grande – palestrante Claudia Ceola

21 de maio de 2015

Guabi realiza encontro de campeões com palestras sobre doma racional

A tarde do dia 06 de maio foi marcada pelo “Encontro de Campeões”, evento realizado pela Guabi no Haras TR em Campo Grande (MS). O encontro contou com as presenças de 27 treinadores e criadores.

Com o objetivo de reunir os melhores treinadores e criadores do Estado, a Guabi realizou duas palestras: uma sobre “Doma Racional”, realizada pelo proprietário e idealizador da Universidade do Cavalo, Aluisio Marins, e outra sobre “Preparação Física e Nutricional do cavalo atleta”, ministrada pela veterinária e supervisora técnica da Guabi, Claudia Ceola.

A doma racional é uma técnica de ensinamento baseada em gerar confiança entre o cavalo e o homem, sem que seja necessária a utilização de força bruta, ou qualquer tipo de agressão, para se aproximar, cabrestear ou montar o animal pela primeira vez.   Carinhos e leves palmadas ao longo do dorso do animal e recompensas após os treinamentos trazem mais segurança e confiança ao animal, como foi demonstrado durante a palestra do domador Aluísio Marins.

Como forma de recompensa para os equinos, a Guabi desenvolveu o Horsecrek (único suplemento alimentar do Brasil em forma de tabletes), com sabor de caramelo, ele tem em sua composição o Triptofano – um aminoácido essencial, utilizado na produção de Serotonina, o Hormônio do bem estar, por isso, pode ser utilizado como anti estresse para os animais.

O cavalo atleta exige uma alimentação correta desde a fase de gestação, onde são oferecidos cuidados nutricionais especiais para a égua, até o nascimento do potro. Durante a doma, o fornecimento de ração varia de acordo com a modalidade esportiva praticada.

Tanto para atividades de explosão ou de resistência, a base alimentar do equino atleta é o volumoso (feno ou capim verde) e sal mineral industrializado para equinos. “O que muda é o tipo de energia (substrato energético) utilizada por cada um deles e a proporção de volumoso e concentrado são diferentes. Isso acontece porque o metabolismo energético degrada vários tipos de substratos (energia) de acordo com o tempo.” ressalta Claudia Ceola.

A Guabi tem uma linha exclusiva de rações para cavalos de alta performance. Para cavalos de explosão, que desempenham uma atividade de curta duração e alta intensidade, a ração deve ser bastante energética, conter maior fonte de energia por carboidrato e 12% de proteína bruta como a Equitage Pólo.

O Equitage Supreme, com 12% de Extrato Etéreo é excelente para equinos que praticam provas de resistência (exercícios de longa duração e intensidade moderada) e precisam de ração com maior quantidade de óleo do que carboidrato em sua composição. Além desses produtos, a linha Equitage dispõe de produtos que variam de acordo com a necessidade do seu equino.

Sobre a Guabi Nutrição e Saúde Animal
A Guabi Nutrição e Saúde Animal, empresa que há mais de 40 anos se dedica ao desenvolvimento e fabricação de produtos de alta qualidade e confiabilidade para a nutrição e saúde de todos os animais. Hoje é uma das maiores fabricante de rações e suplementos do Brasil, sempre focada em atender às necessidades de diferentes espécies, em todas as fases produtivas.

Fortemente presente nas áreas de negócios em nutrição para peixes, camarões e equinos, além de ruminantes, soluções em núcleos e premixes e produtos para pequenos e médios produtores, a Guabi atualmente conta com seis unidades fabris localizadas nos estados de São Paulo (em Sales Oliveira,SP), Minas Gerais (em de Pará de Minas e Além Paraíba), Goiás (em Anápolis), Mato Grosso (em Rondonópolis) e Pernambuco (em Goiana), além do Escritório Nacional em Campinas/SP e dois Centros de Distribuição, em Natal/RN e Pecém/CE.

Fonte: LN Comunicação

  • Compartilhe
  • <