Por Fora
das Pistas

Notícias

Experiente Artemus de Almeida pode levar a equipe Artem ao título antecipado do Longines XTC. É o único cavaleiro que não cometeu faltas em todas as finais.

28 de setembro de 2019

Grande expectativa para a sexta final do Longines XTC

As três equipes que lideram o ranking do Longines Xtreme Teams’ Challenge (a Artem, com 131 pontos, a Exitum, com 102 e a Opus, com 94 pontos) classificaram entre as oito melhores no resultado final das três provas qualificatórias e disputam amanhã (sábado), às 16 horas, na Sociedade Hípica Paulista, a final da sexta e penúltima etapa do campeonato mais importante de equipes do hipismo brasileiro.

Com transmissão ao vivo da emissora Fox Sports e sendo a primeira e única final de etapa realizada em picadeiro coberto, a prova promete muita emoção. Com uma vantagem de 29 pontos sobre a equipe segunda colocada, o team Artem pode com uma vitória e combinações de resultados conquistar o título do ranking do LXTC antes da realização da última etapa, em novembro, no Rio de Janeiro.

Formada sempre nas finais anteriores pelos cavaleiros Artemus de Almeida, Bruno Pessanha e Gabriel Gouveia, a equipe Artem obteve duas vitórias, dois segundos e um terceiro lugares nas cinco etapas. Além de ser o único com cinco pódios consecutivos, o team líder do ranking ainda tem a seu favor a participação do experiente Artemus, que não cometeu uma única falta em todas as finais. Assim, é também o cavaleiro que possui a melhor média de tempo por prova: 67,14 segundos, já que sua marca mais rápida foi de 65,41 segundos na segunda etapa, em Curitiba, e a pior de 69,62 segundos na quinta etapa, no Clube Hípico de Santo Amaro.

Porém, nesta disputa, outro experiente cavaleiro da Artem, Bruno Pessanha, não participará da final e será substituído por um dos amadores da equipe: Fernando Schilis, que cometeu três faltas na qualificatória desta serie de 1,40 metro ou Bruno Limongi, ambos cavaleiros mais habituados a competir nas séries de 1,30 metro de altura do Longines XTC.

Além desta dificuldade, a equipe Artem vai ter novamente pela frente a participação dos dois cavaleiros mais experientes do team Exitum: Stephan Barcha e Luiz Felipe Pimenta Alves. Com os dois juntos no trio, que deve ser representado ainda por Alberto Shininbu, a equipe Exitum venceu duas das três etapas que competiu. Caso vença novamente, o team Exitum transfere a decisão do título do Ranking do Longines XTC para a última etapa, em novembro, no Rio de Janeiro.

Outra equipe ainda no páreo é a Opus, que ocupa o terceiro lugar, com 94 pontos. Formada nas finais por todos cavaleiros da própria Sociedade Hípica Paulista, com destaque para os mais experientes José Reynoso Fernandes Filho e José Luis Guimarães, a equipe costuma crescer muito de produção quando compete em casa, como ocorreu na própria etapa de abertura do evento, quando foi a vencedora.

Porém, com 37 pontos atrás da equipe líder, nesta etapa, mesmo conquistando a vitória, a equipe Opus só continuará com chances matemáticas se a equipe Artem não ficar no segundo lugar e se classificar do terceiro ao oitavo lugar.
Além das três equipes que ainda disputam o título, a final de amanhã ainda contará com as participações de mais cinco equipes, com destaque para a Fortuna, formada por Cesar de Almeida, Luís Piva e Juliano Loureiro, que foi a vencedora da classificação geral das três provas qualificatórias, com apenas 2 pontos perdidos por excesso de tempo, e terá a honra de ser o último time a entrar na pista.

Esta foi a classificação final das provas qualificatórias desta sexta etapa, que provavelmente terá estes representantes nas finais de amanhã (sábado), às 16 horas:

1º) Team Fortuna (Cesar Almeida, Luís Piva, Juliano Loureiro), 2 pontos perdidos, 125,47 segundos;
2º) Team Audacius (Marcelo Gozzi e Pedro Grandi Backheuser e Pedro Malucelli Egoroff), 3 pp, 130,20 segundos;
3º) Team Exitum (Stephan Barcha, Alberto Shininbu e Luís Pimenta Alves), 4 pp, 124,50 segundos;
4º) Team Artem (Artemus de Almeida, Gabriel Gouveia e Fernando Schilis), 5 pp, 127,33 segundos;
5º) Team Opus (José Reynoso Fernandes Filho, José Luís Guimarães e Giuilia Dal Canton Scampini), 6 pp, 128,02 segundos;
6º) Team Vitae (Thiago Mesquita, Rodrigo Lima e Kevin Cox Meira), 8 pp, 131,48 segundos;
7º) Team Imperium (Guilherme Foroni, João Manuel Gentile e Marcos Antonio Ribeiro Júnior), 9 pp, 127,72 segundos;
8º) Team Opportuna (Mariana Cassettari, Monique Busato e Raphael Leite), 11 pontos perdidos, 127,95 segundos.

Esta é a classificação atual do Ranking Longines XTC antes da 6ª etapa:
1º) Team Artem, 131 pontos
2º) Team Exitum, 102 pontos
3º) Team Opus, 94 pontos
4º) Team Crystallini, 89 pontos
5º) Team Aurum, 80 pontos
6º) Team Fortuna, 75 pontos
7º) Team Vitae, 66 pontos
8º) Team Auxilium, 52 pontos
9º) Team Imperium, 50 pontos
10º) Team Passion, 49 pontos
11º) Team Opportuna, 49 pontos
12º) Team Equus, 39 pontos
13º) Team Audacius, 34 pontos

  • Compartilhe
  • <

Os comentários estão desativados.