Por Fora
das Pistas

Notícias

6 de setembro de 2015

Futuro do Freio de Ouro é premiado em Esteio

O público que lotou as arquibancadas das provas de campo e mangueira no Freio de Ouro Jovem vibrou com o desempenho da nova geração. “Já é a segunda vez que viemos na Expointer só para ver as crianças montando. Meus filhos adoram assistir os pequenos ginetes”, afirmou a bancária Maria do Carmo Antunes, de Santa Maria (RS) em visita ao Parque de Exposições Assis Brasil.

Depois de dois dias de disputa, foram conhecidos na tarde desta sexta-feira, 4 de setembro, os grandes vencedores do ciclo 2015. Na categoria infantil masculino, o título ficou com Abel Dourado Neto, montando Monarca da Sai’Dona , da Cabanha Sai’Dona de Canguçu (RS). O ginete de 9 anos de idade monta desde os 2 e disse que conquistou o título por que foi persistente: “Comecei mal na primeira prova e depois fui recuperando, ganhando etapas. Não desanimei nunca”, justificou. O conjunto somou 10,262 pontos.

No infantil feminino, Luiza Caroline Lopes, montando Candidata 13 Referência do CT Charles Lopes levou a melhor com um total de 8,326 pontos. A ginete de Santa Cruz do Sul tem 11 anos de idade e disputou o Freio Jovem pela rejprimeira vez. “Eu sempre gostei de cavalo. Estou muito feliz, o coração está a mil. Meu pai me ajudou muito a treinar para chegar aqui. Foi um ano de preparação para a prova e pretendo participar novamente”, disse ao fim da prova. Rian Valadão, na montaria da égua La Castellana Faca Buena, somou 10,572 pontos e ficou com o título da categoria juvenil masculino  O ginete representou a Cabanha Lagoa do Sol de Pelotas (RS).

Já no juvenil feminino, a grande campeã veio de Viamão (RS). Emilie dos Santos Gomes montou Oea Palheiro, do Centro de Treinamento Freio e somou 9,296 pontos. Nos aspirantes, deu Ricardo Silva no masculino, com Bolicheiro do Elebê da Cabanha Terra Bruta de Santa Cruz do Sul (RS), com 8,586 pontos somados. O ginete disse que por pouco o cavalo não veio para Esteio: “Até semana passada estávamos tratando ele, que machucou a pata dianteira esquerda. O animal se recuperou a tempo e teve um grande desempenho”, comemorou.

No feminino dos aspirantes, o conjunto vencedor do Freio Jovem foi Priscila Machado com Almirante Sobradinho da Ponta Alegre de Arroio Grande. O Coordenador da Subcomissão do Freio Jovem, Rafael Terra, disse que o futuro do Freio de Ouro está garantido: “A gente acompanha a passagem de categoria e se emociona ao ver a evolução deles ano a ano. Logo veremos estes ginetes competindo profissionalmente, como o Fabinho (Fábio Teixeira da Silveira, bi-campeão do Freio), que começou como eles e hoje é uma referência na montaria.

Confira o resultado

Infantil Feminino – Luiza Lopes – Candidata 13 Referência – Centro de Treinamento Charles Lopes de Santa Cruz do Sul
Infantil Masculino – Abel Dourado Neto – Monarca da Sai’Dona – Cabanha Sai’Dona de Canguçu

Juvenil Masculino Rian Valadão – La Castellana Faca Buena, Cabanha Lagoa do Sol de Pelotas RS
Juvenil Feminino Emilie dos Santos Gomes – Oea Palheiro – Centro de Treinamento Freio de Viamão (RS)

Aspirante Feminino – Priscila Machado, Almirante Sobradinho da Ponta Alegre, de Arroio Grande
Aspirante Masculino – Ricardo Silva, Bolicheiro do Elebê, Cabanha Terra Bruta, de Santa Cruz do Sul

Fonte:  Sandro Fávero/AgroEffective

  • Compartilhe
  • <