Por Fora
das Pistas

Notícias

Foto: Horse Care

29 de outubro de 2017

Fisioterapia Esportiva para o Cavalo Atleta

Como ocorre com qualquer atleta humano atualmente existem técnicas que são destinadas a optimizar a performance do Cavalo Atleta.

Existe uma rotina de terapias realizadas acompanhando os treinamentos dos cavalos na propriedade e durante as competições, estas terapias consistem em se determinar os pontos a melhorar neste atleta e a prevenção de microlesões inerentes ao esporte.

Sempre que um atleta participa de uma competição ou treinamento ele está submetendo as estruturas de seu corpo a níveis de resistência elevados que podem levar a microlesões, essas microlesões causadas de forma repetitiva levarão a ocorrência de lesões como por exemplo processos inflamatórios articulares, em tendões, ligamentos e musculaturas.
Fisioterapia Veterinária

A Fisioterapia Esportiva é realizada exatamente para a prevenção dessas microlesões e tratar uma possível fragilidade em alguma estrutura ortopédica que este atleta possua.

Os protocolos de terapias são totalmente personalizados, cada atleta é avaliado individualmente e o Fisioterapeuta Veterinário elabora um grupo de terapias mais indicada para cada paciente.

Através das técnicas da Fisioterapia Veterinária conseguimos prevenir e tratar condições existentes no organismo dos atletas sem a necessidade de utilização de nenhum medicamento pois estes indivíduos serão submetidos a testes anti-doping na maioria das competições.

As terapias mais utilizadas na rotina da Fisioterapia Esportiva são:

CRIOTERAPIA
É a terapia através da aplicação de gelo, que tem o efeito antiinflamatório, combate os edemas e evita o aparecimento das microlesões em todas as estruturas do corpo. A crioterapia pós atividade física geralmente é aplicada nos membros para proteger articulações, tendões, ligamentos e os cascos do estresse pós esforço.

MASSAGEM
São técnicas manuais realizadas para prevenir as condições patológicas da musculatura ou tratar possíveis problemas causados pelo esforço físico como contraturas musculares, miosites e pontos de tensão nos “trigger points”.

DRENAGEM LINFÁTICA
É uma espécie de massagem muito sutil visando o auxílio do fluxo linfático evitando o aparecimento de edemas como aqueles famosos inchaços de membros por exemplo.

OZONIOTERAPIA
É uma modalidade terapeutica que visa basicamente combater os radicais livres e causar um efeito antioxidante no organismo dos animais quando aplicada frequentemente e muito antes das competições, com isso teremos efeito positivo em performance. Além disso conseguimos também efeito antiinflamatório e analgésico através da Ozonioterapia.

KINESIO TAPING
É a aplicação das bandagens terapeuticas coloridas, uma técnica desenvolvida há cerca de 40 anos pelo quiropraxista Dr Kenzo Kase que consiste apenas em efeito físico, as bandagens não possuem qualquer tipo de medicamentos.
Laser

Elas tem a propriedade de optimizar as estruturas que são mobilizadas e consegue-se efeitos como facilitação muscular, drenagem linfática, antiinflamatório e analgésico.

TERAPIAS FÍSICAS

São terapias realizadas através da utilização de equipamentos que trabalham com métodos naturais de cura e prevenção de doenças, tem efeito antiinflamatório e analgésico. São eles a Fototerapia, Laser, Ultrassom Terapêutico, Campo Magnético e Estimulação Elétrica.

ALONGAMENTO

É de suma importância para o cavalo atleta realizar um bom alongamento sempre após os treinamentos e competições, esta terapia evitará muitos tipos de lesões e aumentará a amplitude de movimento das articulações, tendões e ligamentos o que causará um ganho em distensibilidade que pode representar aqueles milésimos de segundos a mais no cronômetro ou aquele movimento sutil e decisivo na competição.

Por Vanessa Benetti Di Sessa, Médica Veterinária Horse Care – Por Redação Cavalus

  • Compartilhe
  • <

Os comentários estão desativados.