Por Fora
das Pistas

Notícias

1 de setembro de 2018

Fique por dentro dos principais sistemas de criação de equinos

A criação de equinos é uma atividade pecuária das mais especializadas, com maior grau de profissionalismo e técnicas empregadas.

Dentro desse contexto, possuir instalações bem planejadas, onde as atividades possam ser realizadas da melhor maneira possível, é uma necessidade fundamental para que o criador tenha sucesso no seu empreendimento. Isto é, obter lucros satisfatórios com a sua criação.

Você sabe qual o sistema ideal para sua criação de cavalos? Existem, basicamente, três tipos de sistemas de criação de equinos.

A escolha do mais adequado é influenciada pela finalidade e objetivo do proprietário.

Sistema extensivo de criação

Neste sistema, os equinos têm total liberdade e estão enquadrados em um campo de grandes pastagens.

Geralmente, eles se alimentam de gramíneas e leguminosas. Mas, em sua alimentação não deve faltar à devida suplementação e esses campos precisam ser apropriadamente cercados e possuírem topografia variada.

O sistema extensivo de criação de cavalos é recomendado para o rebanho que exige bom condicionamento físico.

Sistema intensivo de criação

Geralmente utilizada em propriedades menores, neste sistema de criação, o animal permanece em baias. É muito utilizado para confinar animais de exposições e de leilão. Sua principal desvantagem é o custo maior com a alimentação, pois, ela precisa ser disponibilizada adequadamente em determinados horários.

Sistema semi-intensivo de criação

Uma mistura entre o sistema intensivo e extensivo. Nesse sistema, o animal passa uma parte do dia no pasto e outra é recolhido.

Ele é bem interessante, já que o animal se exercita, evitando os riscos de obesidade, não fica tão exposto aos fatores do tempo como a chuva e sol forte e conta com apenas um tipo de alimentação.

Importância do manejo

O manejo é importante para proporcionar ao rebanho equino o conforto pleno e levá-los a obtenção máxima de seu potencial. As ações nutricionais e sanitárias são fundamentais para impedir diversas patologias, sem contar que somadas a medidas reprodutivas facilitam a estação de monta tanto natural quanto por intermédio das biotecnologias.

 

Fonte: Vida de cavalo

  • Compartilhe
  • <

Os comentários estão desativados.