Por Fora
das Pistas

Notícias

13 de março de 2016

Final Nacional do Crioulaço muda de local e garante excelente infraestrutura

Os melhores laçadores da raça Crioula no ciclo 2016 estarão em pista na Final Nacional do Crioulaço e Laço Criador em busca de mais de R$ 60 mil em prêmios oferecidos pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). A decisão ocorre entre os dias 15 e 17 de abril, no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Coxilha de Ronda, em Santiago (RS).

Segundo o coordenador da subcomissão do Crioulaço da ABCCC, Lucio Rigon Stacowski, a expectativa para o evento é muito grande, principalmente porque é a primeira vez que a Final Nacional do Crioulaço sai do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). “O que para muitos era um sonho inatingível, agora é uma realidade palpável. Em contraponto ficou mais distante para alguns, e esse é um risco calculado para uma Final com planos de se tornar itinerante”, explica.

Stacowski afirma que o evento está nos ajustes finais e já é possível garantir presença na competição. As inscrições antecipadas podem ser feitas até o dia 11 de abril, através do site da ABCCC (www.abccc.com.br). Neste ano, a Final do Crioulaço voltou a aceitar inscrições até às 9h do dia 16, mas somente no local do evento e com acréscimo nos valores.

Serão distribuídos mais de R$ 60 mil em prêmios e o evento já tem confirmadas as presenças de grandes laçadores de várias regiões. Stacowski destaca que gado e pista terão qualidade indiscutível, assim como acampamentos com toda a infraestrutura que um evento deste nível necessita. “Todos os setores da ABCCC e diretoria estão envolvidos para que Santiago seja o grande palco para os artistas do laço”, enfatiza.

Conforme Stacowski, para garantir aos visitantes um bom fim de semana, o Núcleo de Santiago, parceiro neste evento, está montando uma estrutura para receber e orientar o público que entrar na sede campeira do CTG Coxilha de Ronda.

Confira a programação do evento:

15/04/2016 (sexta-feira)

14h – Início da entrega de coletes
Inscrição para raspada
15h – Início Raspada de quarteto
19h – Término da entrega de coletes

16/04/2016 (sábado)

7h – Início da entrega de coletes
7h30min – Revisão dos animais
8h – Laço Veterano (mais de 65 anos) 3 rodadas
Laço Guri (menos de 12 anos) 3 rodadas
Laço Feminino 3 rodadas
Obs: as 3 categorias laçam até decidir os campeões
9h – Término da entrega de coletes
Laço Dupla categoria A (5 rodadas)
Laço Dupla categoria B (5 rodadas)
Laço criador (5 rodadas)
Obs: se houver tempo será feito uma raspada

17/04/2016 (domingo)

8h – Final Laço Criador (classificados de 3 a 5 armadas)
Final Dupla B (classificados de 6 a 10 armadas)
Final Dupla A (classificados de 6 a 10 armadas)

Fonte: AgroEffective

  • Compartilhe
  • <