Por Fora
das Pistas

Notícias

Equitação de Trabalho: Campeonato Brasileiro promovido pela ABPSL define os campeões da temporada em Tatuí.

7 de dezembro de 2016

Festival Kia Motors do Cavalo Lusitano de Tatuí

Já virou tradição. Todo final de ano o Centro Hípico de Tatuí se torna o foco das atenções dos amantes da raça. É que por lá o Festival Kia Motors do Cavalo Lusitano define os títulos da temporada do Campeonato Paulista de Adestramento, Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho (duas competições abertas a animais de várias raças) e, ainda, quem vai levar os títulos de “Melhor Criador” e “Melhor Expositor” de 2016.

Na intensa programação, destaque também para a festa em homenagem aos 25 anos da Coudelaria do Castanheiro, ocasião em que a ABPSL fará homenagem à equipe olímpica de Adestramento nos Jogos do Rio 2016, toda formada com cavalos Lusitanos. Confira todas as atrações.

MODELO E ANDAMENTOS – Vitrine da criação nacional, o concurso de morfologia reúne os melhores produtos do plantel nacional, em uma disputa direta entre animais do mesmo sexo e geração. As disputas acontecem no picadeiro coberto a partir de sexta-feira (9/12) e terminam no domingo (11) com a definição dos grandes campeões fêmea e macho e entre eles o Campeão dos Campeões.

CRIADOR/EXPOSITOR – No Festival Kia Motors do Cavalo Lusitano de Tatuí termina o ranking da temporada que define quem leva os títulos de Melhor Criador e Melhor Expositor do ano, em uma soma de pontos que considerou todos os festivais e a Expo Internacional.

APROVAÇÃO DE GARANHÕES – É o momento em que os criadores apresentam seus animais para serem avaliados para reprodução. Última oportunidade do ano antes do início da temporada de monta de 2017. Atração da tarde de sábado (10), depois do concurso de Modelo e Andamentos, no picadeiro coberto.

CAMPEONATO PAULISTA DE ADESTRAMENTO – A maior e mais concorrida competição dessa modalidade olímpica no país, aberta a todas as raças, passou a ser realizada em seis etapas a partir de 2016. A competição tem organização conjunta da Federação Paulista de Hipismo (FPH) e Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL).  Em Tatuí serão revelados os campeões da temporada 2016 com a final do ranking.

A premiação é outro diferencial desse ano, onde a ABPSL vai sortear um carro popular da marca Kia entre todos os conjuntos que cumpriram o regulamento da FPH. Leva o carro o proprietário do animal do conjunto sorteado. Essa ultima etapa vai ter peso dois, e para concorrer ao título de “campeão 2016” em sua série/categoria é necessário que o conjunto tenha participado de no mínimo quatro etapas.

No sábado (10) a disputa começa às 08h00 e no domingo (11) às 09h00, na pista de Adestramento. O resultado da etapa sai da soma dos dois dias de competição.

CAMPEONATO BRASILEIRO DE EQUITAÇÃO DE TRABALHO – A competição oficial da ABPSL, que voltou a fazer parte do calendário 2016, promove sua IV etapa no Festival. Aberta a todas as raças, a disputa reúne desde crianças a partir de oito anos a atletas profissionais que são divididos em diferentes categorias distribuídas nos níveis I, II e III.

A prova de Ensino abre a programação do Festival na sexta-feira (9) às 11h00 na pista de Adestramento. Na sequencia, na pista central, acontece a Maneabilidade. A prova de Velocidade é atração no domingo (11), às 09h00, na pista central, simultaneamente ao Adestramento, e define os campeões da etapa e da temporada. Todos os competidores participam do sorteio de uma moto 0 km.

25 ANOS DA COUDELARIA DO CASTANHEIRO – A consagrada genética selecionada por Aldo e Clélia Araújo Pinto tem se revelado na produção de campeões funcionais e de Modelo e Andamentos. E para comemorar os 25 anos dedicados à criação que a Coudelaria do Castanheiro abre seu picadeiro coberto para um coquetel no sábado (10), a partir das 21h00, onde serão apresentados os animais de destaque da coudelaria, demonstrações funcionais, além de uma homenagem que a ABPSL fará aos membros da equipe olímpica de Adestramento nos Jogos do Rio 2016, totalmente formada com cavalos Lusitanos.

Fonte: Rute Araújo

  • Compartilhe
  • <