Por Fora
das Pistas

Notícias

Grand Prix de Velocidade do Cavalo Lusitano; Foto: Tupa Vídeo/ABPSL

10 de dezembro de 2015

Festival do Cavalo Lusitano de Tatuí

Quem vai levar os troféus de Melhor Criador e Melhor Expositor da temporada? E quem serão as fêmeas e machos que mais pontuaram nas pistas de morfologia nas categorias jovem e adulto? Quem serão os líderes do ranking do Grand Prix de Velocidade e do Campeonato Paulista ABPSL de Adestramento?

E quem vai ocupar o lugar mais alto do pódio entre as equipes dos oito países que competem na I Copa do Mundo de Equitação de Trabalho? Estas decisões acontecem durante o Festival do Cavalo Lusitano de Tatuí, evento que anualmente encerra as atividades da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL).

Confira todas as atrações

CONCURSO DE MORFOLOGIA – MODELO E ANDAMENTOS – Momento onde os melhores representantes da raça, divididos por sexo e categoria de idade são avaliados por juízes internacionais. No Festival do Cavalo Lusitano de Tatuí será realizada a IV etapa do ranking ABPSL 2015 e conhecidos os vencedores da temporada nas categorias: Melhor Criador, Melhor Expositor, Melhor Fêmea Jovem, Melhor Macho Jovem, Melhor Fêmea Adulta e Melhor Macho Adulto. A programação começa no sábado (12), às 08h30 com as fêmeas (categorias 2ª, 3ª, 4ª, 5ª. 6ª e 1ª), seguida dos machos (categorias 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 1ª). No domingo (13), às 14h00, acontece o Grande Campeonato seguido da cerimônia de premiação. O Concurso de Modelo e Andamentos será realizado na pista Grand Prix.

GRAND PRIX DE VELOCIDADE DO CAVALO LUSITANO – Inspirado na Equitação de Trabalho e idealizado pela ABPSL este ano, o Grand Prix de Velocidade do Cavalo Lusitano foi uma das novidades da raça na temporada 2015. A disputa é dividida em sete diferentes categorias e conta com participação desde crianças a criadores, de atletas experientes a cavaleiros amadores. No Festival do Cavalo Lusitano de Tatuí os campeões do ano serão conhecidos depois da V etapa, atração do sábado (12), às 20h00, na pista Grand Prix.

CAMPEONATO PAULISTA ABPSL DE ADESTRAMENTO – A IV e última etapa da competição exclusiva para a raça abre as atrações do Festival do Cavalo Lusitano de Tatuí na sexta-feira (11) às 09h00 (pista de Adestramento),onde serão revelados os campeões do ranking 2015 em diferentes categorias.

LEILÃO OFICIAL ABPSL 2015 – Depois de vários anos está de volta um dos momentos mais esperados da comercialização de cavalos Lusitanos no País, oportunidade para que os sócios da ABPSL disponibilizem o que selecionam de melhor em seus haras. O Leilão é atração do sábado (12), às 14h00, no picadeiro coberto. Estarão à venda cerca de 30 lotes, de animais jovens a reprodutores e matrizes, cavalos montados e prontos para competições funcionais e de morfologia. São lotes que representam diferentes linhagens e a seleção que vem sendo feita no Brasil há quatro décadas.

APROVAÇÃO DE GARANHÕES – É o momento em que os criadores apresentam seus animais para serem avaliados para reprodução. Última oportunidade do ano antes do início da temporada de monta de 2016. A Aprovação de Garanhões acontece na sexta-feira (11) às 16h00, na pista Grand Prix.

COPA ABPSL DE SALTO: com obstáculos de 0.80m a 1.20m, a prova é aberta a todas as raças. A prova de 0,80m a 0,90m é no tempo ideal; a de 1,00m a 1,10m ao cronômetro, e a de 1,10 a 1,20m com desempate. A disputa é atração do domingo (13) às 12h00 na pista Grand Prix.

I COPA DO MUNDO DE EQUITAÇÃO DE TRABALHO – Evento da International Working Equitation (WAWE) e instituída em 2015 por iniciativa da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL) e da Coudelaria do Castanheiro, a disputa conta com equipe de oito países (Brasil, Bélgica, Colômbia, França, Holanda, Itália, México e Portugal) que cumprirão quatro fases que abrangem a modalidade: Ensino, Maneabilidade e Velocidade (provas individuais) e a prova da Vaca (executada em equipe). A soma de pontos nestas três fases é que define a classificação.

A programação começa na sexta-feira (11) às 14h00 com a prova de Ensino (pista de Adestramento), segue às 20h00 com a Maneabilidade (pista Grand Prix); no sábado (12) é a vez da Velocidade (pista Grand Prix) e termina no domingo (13) às 10h00 com a prova da Vaca, quando será conhecida a equipe campeã.

O Festival do Cavalo Lusitano de Tatuí reúne criadores, proprietários, cavaleiros e amantes da raça e traz, ainda eventos sociais como show musical, lançamentos de produtos, demonstrações equestres e confraternização.

Fonte: Rute Araújo

  • Compartilhe
  • <