Por Fora
das Pistas

Acontece

27 de abril de 2016

Faltam 100 dias para a Abertura do Rio 2016!

Faltam apenas 100 dias para a abertura oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A cerimônia de passagem da chama Olímpica da Grécia para o Brasil, que acontece nesta quarta-feira (27), em Atenas, marca a contagem regressiva para a primeira edição do maior evento esportivo do mundo na América do Sul.

Com a chama Olímpica prestes a rodar o Brasil, em um revezamento que envolve milhares de pessoas em mais de 300 cidades, o Rio de Janeiro aperta o passo na reta final, com os últimos cinco eventos-teste do calendário, os preparativos para a cerimônia de abertura e a briga dos atletas pelas últimas vagas em 30 esportes.

“Em 100 dias, a atmosfera Olímpica vai tomar a cidade e o Rio vira uma grande arena a céu aberto. Estamos quase lá”

Da Grécia ao Brasil: a passagem da chama Olímpica
A jornada da chama Olímpica Rio 2016 na Grécia chega ao fim nesta quarta-feira (27). Após percorrer mais de 30 cidades em uma rota de 2.000 quilômetros de Olímpia a Atenas, o símbolo de paz dos Jogos passa oficialmente para as mãos do Brasil.

Tradição milenar: curiosidades sobre a chama Olímpica da Grécia ao Brasil
A cerimônia de ‘handover’ (ou passagem da chama) acontece no estádio Panatenaico, sede dos Jogos de Atenas 1896, a partir das 11h00 (horário de Brasília). O popstar grego Sakis Rouvas, a Orquestra Filarmônica de Atenas e a companhia de dança The Bacchae estão entre as atrações após a cerimônia oficial.

E começa o revezamento Brasil afora
Com uma parada na Suíça, país-sede da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Comitê Olímpico Internacional (COI), a chama desembarca dia 3 de maio em Brasília, capital federal e ponto de partida do revezamento no Brasil. A jornada rumo à cerimônia de abertura dos Jogos Rio 2016 passa por 327 cidades das cinco regiões do país até o acendimento da pira em 5 de agosto.

“A passagem da chama é o início da contagem regressiva para os Jogos do Brasil. E quem vai contar essa história são milhares de pessoas, em todos os cantos do país”.

Depois de ser acesa em Olímpia no dia 21 de abril, e viajar em toda a Grécia para a última semana, o Comitê Olímpico Grego vai entregar a chama para Rio 2016 no estádio Panathinaikos, um local histórico, onde os primeiros Jogos da era moderna foram realizadas em 1896.

Fonte: Rio16

  • Compartilhe
  • <