Por Fora
das Pistas

Notícias

Foto: Felipe Ulbrich/ABCCC/Divulgação

14 de abril de 2016

Expolondrina apresenta potencial do cavalo Crioulo no Paraná

Despontando no cenário nacional do cavalo Crioulo, inclusive com títulos importantes em diversas modalidades da raça Crioula, o Paraná hoje a terceira posição no ranking de número de animais no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), o plantel conta com 22,03 mil animais em território paranaense, crescimento em 2015 de 9,1% em relação ao ano de 2014.

A potencialidade da raça Crioula será demonstrada a partir desta quinta-feira, dia 14 de abril, no parque Governador Ney Braga, em Londrina (PR), durante a Expolondrina, em mais uma Exposição Passaporte, evento que credencia animais para a Morfologia, que será realizada na Expointer 2016, em Esteio (RS). “Houve um considerável crescimento da criação na nossa região. Desde 2010, quando fundamos o núcleo, vemos um aumento dos entusiastas pela raça, com um aumento significativo de interessados”, salienta o presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Norte Paranaense, Elizandro Pellin.

De acordo com o dirigente, esta será a sétima edição do evento dentro da Expolondrina. Afirma que o cavalo Crioulo já é uma referência na feira e o objetivo é mostrar os potenciais da raça e promover a integração entre os criadores e também com outros públicos frequentadores da exposição paranaense. “A Expolondrina é uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina e que recebe pessoas do mundo todo. Esse passaporte é de grande importância tanto que o campeonato se dá na pista principal do parque”, revela.

Além do julgamento, a Expolondrina contará com um Simpósio de Preparo e Avaliação Morfológica do Cavalo Crioulo, com arrecadação destinada para a Equoterapia Equo Sorriso, de Curitiba (PR). O julgamento da Exposição fica a cargo de Cláudio Neto de Azevedo.

Confira a programação

14 de abril de 2016 (quinta-feira)

14 h – Concentração de Machos (As medidas serão feitas na sede do Núcleo e posteriormente a ordenação na pista Roberto Requião)
16 h – Julgamento Morfologia Categorias Incentivo
19 h – Simpósio de Preparo e Avaliação Morfológica do cavalo Crioulo – Toda a arrecadação será destinada a Equoterapia Equo Sorriso
Local: Recinto Milton Alcover (em frente a pista central)

15 de abril de 2016 (sexta-feira)

9 h – Inicio do Julgamento das Categorias Oficiais do Passaporte
12 h – Recesso – Almoço
14 h – Continuação do Julgamento das Categorias Oficiais do Passaporte
(Dia 15 toda a programação será na Pista Roberto Requião)

16 de abril de 2016 (sábado)

9 h – Julgamento dos Grande Campeonatos Incentivo e Oficiais – Pista Central
13 h – Almoço na Sede do Núcleo
14h30min – Entrega de Prêmios

Fonte: AgroEffective

  • Compartilhe
  • <