Por Fora
das Pistas

Notícias

16 de agosto de 2017

Evolução da raça Crioula estará à mostra na Expointer

A Morfologia do Cavalo Crioulo novamente será um dos pontos altos da programação da raça na Expointer. A Exposição Nacional, que ocorrerá nos dias 28 e 29 de agosto, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), vai apresentar ao público presente o trabalho de novos expositores que estarão em pista com criadores tradicionais e consagrados mostrando a evolução que já foi confirmada durante as Exposições Passaporte que ocorreram em todo o país. No total, serão 244 animais que vão disputar os grandes campeonatos.

Os jurados acreditam que mais uma vez vai se repetir a disputa acirrada pelas escarapelas durante os dois dias de exposição. Para José Francisco Pereira de Moura, os eventos que selecionaram os animais para Esteio já deram a mostra desta evolução e do nível dos animais nos quais terão a responsabilidade de escolher os vencedores. “Certamente teremos uma exposição de muita qualidade, O nível das passaportes, pelo comentário dos jurados, foi excelente. Estamos acompanhando a evolução da raça, com muitos animais novos sendo premiados”, observa

A opinião também é compartilhada pelo outro jurado, Ricardo Vieira Borges, que destaca a renovação na raça Crioula como um dos fatores positivos para a grande variedade de participantes com chance de chegar aos campeonatos. “A renovação da raça está aparecendo e vimos isto durante as passaportes. A evolução é notada a cada ano que a gente julga e vemos muitos animais com grande qualidade, com criadores novos e animais jovens. Será uma exposição bastante concorrida, com investimento alto e capricho dos criadores. Como sempre será definida no detalhe”, ressalta.

Os jurados ainda terão o auxílio do árbitro argentino, Raúl Etchebehere. Organizado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), o circuito da Morfologia 2017 conta com os patrocínios de Supra, Vetnil, Banrisul e Nissan.

Confira a programação

28 de agosto de 2017 (Segunda-feira)
8h – Julgamento Morfológico Expointer/2017
13h30min – Continuação do Julgamento Morfológico Expointer 2017
21h – Remate Cabanha Boa Vista (Trajano Silva Remates)

29 de agosto de 2017 (Terça-feira)
8h – Continuação do Julgamento Morfológico Expointer 2017
13h30min – Julgamento Morfológico de Campeonatos e Grandes Campeonatos Morfologia Expointer 2017
18h – Entrega de Prêmios
21h – Leilão de Liquidação Errevê (Trajano Silva Remates)

Fonte: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

  • Compartilhe
  • <

Os comentários estão desativados.