Por Fora
das Pistas

Notícias

Steffen Peters foi um dos integrantes da equipe dos EUA no Pan (Foto: Donald Miralle/Getty Images)

17 de julho de 2015

Estados Unidos garante vaga para os Jogos do Rio no adestramento

Os Estados Unidos garantiram uma vaga na disputa por equipes do hipismo adestramento dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A Federação Equestre Internacional (FEI) anunciou oficialmente que a conquista da medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no fim de semana, qualificou o País para o evento máximo do esporte mundial. Foi a quinta vitória consecutiva dos norte-americanos no Pan, evento que teve o Canadá como medalha de prata e o Brasil, já classificado para os Jogos como país anfitrião, como medalha de bronze.

A equipe norte-americana no Pan foi formada por Sabine Schut-Kery, que montou Sanceo,  Kimberly Herslow  (com Rosmarin), Laura Graves (com Verdades), além de Steffen Peters (com Legolas). Para o chefe da equipe, Robert Dover, há fortes motivos para comemorar a vaga. “A classificação para os Jogos Olímpicos nos permite concentrar e colocar toda a nossa energia na preparação para o Rio”, explica.

Os Estados Unidos se juntam à Alemanha, Grã-Bretanha, Austrália e Holanda, classificados para os Jogos Olímpicos Rio 2016 nos Jogos Equestres Mundiais de 2014, na Normandia, França. Na próxima classificatória Olímpica, três vagas estarão em disputa no Campeonato Europeu, que começa dia 11 de agosto em Aachen, Alemanha.

Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem irão enviar aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.

Fonte: Rio 2016

  • Compartilhe
  • <