Por Fora
das Pistas

Notícias

Quinze animais ainda estão disponíveis para adoção foto: EPTC / Divulgação/PMPA

28 de dezembro de 2019

Equipe da EPTC recolhe 242 cavalos ao longo de 2019

A Equipe de Veículos de Tratação Animal (Evta), pertencente a EPTC, divulgou que neste ano, 242 cavalos foram recolhidos em vias de Porto Alegre. A maioria dos animais estavam soltos e causavam riscos de acidentes, segundo balanço da empresa.

Do total recolhido, 31 animais apresentavam sinais visíveis de maus tratos. Ao todo, 59 foram adotados após passar por recuperação em um abrigo de 20 hectares, equipado com cocho de alimentação e bebedouro para os equinos, localizado na Zona Sul da Capital. Atualmente 15 cavalos estão disponíveis para adoção.

De 2009 a 2019 foram registrados 3.399 recolhimentos de cavalos. Deste total, 318 apresentavam sinais de maus tratos e 815 animais foram adotados. Após recuperados, os animais ficam soltos em um campo no abrigo, no convívio de outros animais. Caso não sejam resgatados por seus donos, entram no programa de adoção.

O trabalho é feito com o auxílio do Batalhão Ambiental da Brigada Militar, da Guarda Municipal e do Hospital Veterinário da UFRGS.

— Ficamos muito felizes quando os animais sobrevivem, ainda mais quando se efetiva a adoção, que possibilita uma nova chance de vida para estes cavalos — destaca o coordenador de Operações de Fiscalização da EPTC, Thiago Oliveira.

Denúncias

Caso haja suspeitas de abandono ou situação de maus tratos de algum cavalo, uma denúncia pode ser feita pelo fone 118. Se os agentes constatarem situação de perigo ao animal, é feito o recolhimento.

Abrigo

O abrigo é aberto à visitação e é localizado na estrada Chapéu do Sol nº 2.400. Informações e dúvidas sobre adoção podem ser tratadas pelo e-mail adote@eptc.prefpoa.com.br

Fonte: GaúchaZH

  • Compartilhe
  • <

Os comentários estão desativados.