Por Fora
das Pistas

Notícias

Artemus de Almeida (equipe Artem), único cavaleiro a zerar os cinco percursos das finais do Longines XTC (foto Émerson Emerim)

25 de setembro de 2019

Equipe Artem pode conquistar antecipadamente 1º título do Ranking do Longines XTC

Depois de duas vitórias, dois segundos e um terceiro lugares, com cinco pódios consecutivos, a equipe Artem poderá garantir, antecipadamente, o título do Ranking do Longines Xtreme Teams’ Challenge com uma vitória nesta sexta e penúltima etapa do campeonato, que será realizada de 25 a 28 de setembro, na Sociedade Hípica Paulista.

Com 131 pontos e uma vantagem de 29 sobre o team Exitum, vice-lider desta nova competição por equipes que mistura cavaleiros de diversas categorias do hipismo nacional, a equipe Artem pode acumular 161 pontos com os 30 dados ao primeiro lugar e, caso ocorra a sua vitória, não poderá mais ser alcançada pela Exitum, mesmo que a sua adversária some os 25 pontos do segundo lugar na Sociedade Hípica Paulista.

Na realidade, a diferença de pontos do team Artem para os outros é tão grande que ele pode, inclusive, dependendo do resultado das outras 12 equipes participantes, chegar ao título mesmo não vencendo esta etapa. No entanto, matematicamente, com 60 pontos ainda em jogo nas duas últimas etapas do Ranking (a 7ª e última será na Sociedade Hípica Brasileira, no Rio de Janeiro, de 21 a 24 de novembro), mais quatro equipes do campeonato podem ainda chegar matematicamente ao título: Exitum (102 pontos), Opus (94), Crystallini (89) e Aurum (80 pontos). Esta última praticamente só com uma combinação quase impossível de resultados entre todas as que estão na sua frente.

Com transmissão ao vivo pela Fox Sports de sua prova final de sábado (28/09), às 16 horas, desta vez, o LXTC será também uma das principais atrações do tradicional e principal concurso do hipismo nacional: o CSI-W Indoor 2019, válido pelas seletivas da Copa do Mundo. Neste ano, a principal homenagem do evento da SHP será feita para o atual campeão pan-americano Marlon Zanotelli e também para os outros dois medalhistas de ouro por equipe em Lima, no Peru, os cavaleiros Pedro Veniss e Eduardo Menezes.

Artemus da Artem: único a zerar as cinco pistas das finais

O que vem mais impressionando nas disputas desta primeira temporada do Longines XTC é a precisão dos três cavaleiros que representam a equipe Artem nas provas decisivas de velocidade. Principalmente do experiente Artemus de Almeida, que foi o único de toda a competição a zerar a pista nas cinco finais realizadas. Por isso, tem a melhor média de tempo dos percursos, com 67,146 segundos. Seus companheiros de equipe também não ficaram muito atrás mesmo cometendo algumas faltas nas pistas: o jovem Gabriel Gouveia está com a média de 69,916 segundos e Bruno Pessanha com 72,020 segundos.

Outra média de tempo muito próxima da de Artemus de Almeida é a do cavaleiro olímpico Stephan Barcha, da equipe Exitum. Porém, como disputava vaga nas seletivas do pan-americano e também sofreu um tombo que o afastou de duas etapas, Barcha só competiu em três das cinco finais. Mesmo com uma falta na última, que somou quatro segundos no tempo final, a sua média, até agora, é de apenas 67,426 segundos (a segunda melhor entre todos os participantes).

Com o retorno de Barcha, a equipe Exitum, formada também pelos bons cavaleiros André Moura e Luiz Felipe Pimenta Alves, venceu a quinta etapa no Clube Hípico de Santo Amaro e pode agora estragar a “festa” antecipada da equipe Artem caso vençam esta etapa na SHP.

Outras duas equipes ainda estão relativamente no páreo na luta pelo importante título: a Opus, que acumula 94 pontos e deve contar com a sua força máxima formada nesta semana pelos cavaleiros José Reynoso Fernandes Filho, José Luiz Guimarães de Carvalho e Ivo Roza Filho; e a Crystallini, com 89 pontos e boas atuações de Flávio Grillo Araújo, Bernardo Braga Pereira e Fábio Sarti.

Programação do evento

Este é o programa oficial da sexta etapa do Longines XTC, na Sociedade Hípica Paulista:

Quarta-feira (25/09)
19h00: Qualificatória 3, série 1,40 metro, categorias JR/YR/SR

Quinta-feira (26/09)
12h00: Qualificatória 1, série 1,20 metro, categorias MR/JC/AM/M
15h00: Qualificatória 2, série 1,30 metro, categorias JCT/PJR/AMT/MT

Sábado (15/06)
16h00: Final Longines XTC, série 1,40 metro, categorias JR/YR/SR

Esta é a classificação atual do Ranking Longines XTC antes da 6ª etapa:
1º) Team Artem, 131 pontos
2º) Team Exitum, 102 pontos
3º) Team Opus, 94 pontos
4º) Team Crystallini, 89 pontos
5º) Team Aurum, 80 pontos
6º) Team Fortuna, 75 pontos
7º) Team Vitae, 66 pontos
8º) Team Auxilium, 52 pontos
9º) Team Imperium, 50 pontos
10º) Team Passion, 49 pontos
11º) Team Opportuna, 49 pontos
12º) Team Equus, 39 pontos
13º) Team Audacius, 34 pontos

  • Compartilhe
  • <

Os comentários estão desativados.