Por Fora
das Pistas

Notícias

5 de abril de 2016

Em Pinhais, projeto Dia do Carroceiro atende centenas de animais

No último sábado (2), o Pátio da Secretaria Municipal de Educação recebeu mais uma edição do Projeto Dia do Carroceiro. Ação novamente superou as expectativas, atendendo centenas de animais. A iniciativa é realizada graças à parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, alunos e professores do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O programa é destinado aos proprietários de cavalos, especialmente para famílias que utilizam os animais como instrumento de trabalho e fonte de renda. Os animais são cadastrados, passam por atendimento especializado e recebem vacinas contra leptospirose, raiva, tétano e encefalomielite.

Projeto

O projeto, realizado em Pinhais desde 2009, é fruto da parceria entre a Prefeitura de Pinhais, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde, e da Secretaria de Meio Ambiente, e o curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Coordenada pelos professores Ivan Deconto, da disciplina de Clínica de Equinos, e Alexander Biondo, da área de Zoonoses da UFPR, a iniciativa mobiliza, a cada edição, vários alunos e professores da instituição, além dos profissionais do município.

O programa é destinado a proprietários de cavalos do município, principalmente para famílias que utilizam os animais profissionalmente. Durante o evento, é feita a orientação ao proprietário, que é cadastrado e responde um questionário socioeconômico e de manejo e trabalho do seu animal, que em seguida é submetido a exame clínico, resenha, coleta de sangue e de fezes e desverminação preventiva.

Fonte:Pinhais.pr

  • Compartilhe
  • <