Por Fora
das Pistas

Notícias

22 de maio de 2017

Dente de Lobo na Odontologia Equina

Mesmo não tendo participação no processo alimentício dos cavalos, o Dente de Lobo pode se tornar um grande problema dentro da Odontologia Equina e do treinamento dos cavalos se não forem praticados certos cuidados, chegando até a ferir as bochechas do animal causando, inclusive, infecção e extremo desconformo ao animal.

Sabemos que problemas bucais em cavalos podem, inclusive, influenciar diretamente no desempenho e no humor desses animais. O Dente de Lobo, normalmente, é pequeno e inofensivo, mas pode acabar por atrapalhar, principalmente, no período de Doma. A extração deste dente é ideal para que o animal possa aderir melhor ao adestramento ficando mais confortável em relação à embocadura. Normalmente, indica-se a extração deste dente entre os 2 anos e 2 anos e 8 meses de idade.

Considerado o 1º pré-molar, pode nascer de 1 a 4 dentes de Lobo na arcada dentária do animal, portanto, pra você que é profissional do ramo da Odontologia Equina, é sempre bom estar aparamentado para retirá-lo.

Fonte: Canal Rural e Informativo Equestre

  • Compartilhe
  • <