Por Fora
das Pistas

Notícias

João Marcelo Santos

11 de julho de 2018

De olho no Sul-Americano, cavaleiros da FEP disputam Brasileiro de Hipismo

O Campeonato Brasileiro de Hipismo, no Clube Hípico Santo Amaro, em São Paulo, de 10 a 15 de julho, é o passo mais importante em busca da classificação para o Sul-Americano. E a Federação Equestre de Pernambuco será representada por sete cavaleiros e seis com chances de alcançar as vagas na competição internacional. O torneio será realizado nas categorias Escola, Mini-Mirim, Pré-Mirim, Pré-Júnior e Júnior.

Em busca da classificação estão, na categoria Mirim (1,20m), Henrique Maranhão com os cavalos Coral Rec Xango e Amici; João Felipe Gomes com Carpegiana JMen e Cs Xairel; João Marcelo Santos com Lamendor e By Hanna Lord Pequim; Paulo Henrique Amorim Paulo com Tifanny CHZS; no Pré-Júnior (1,30m), João Pedro Chaves Calanthus JMen e Cuântica Loar, e no Júnior (1,40m), Paulo Miranda com Tanita e Caliandra.

Até o momento, os atletas pernambucanos participaram de duas (Recife e Brasília) das três etapas da Seletiva já realizadas. Agora, precisam de um bom resultado no Campeonato Brasileiro para se classificar à competição internacional, marcado para o Chile, de 5 a 11 de novembro.

De acordo com André Felipe, técnico de Henrique Maranhão e João Felipe Gomes, os pernambucanos iniciam a competição confiantes na conquista da vaga, embora o treinador reconheça que a disputa será acirrada. “Eles estão prontos para brigar pelo título. Será muito disputado com o nível técnico de cavalos e cavaleiros elevado. Porém, eles chegam ao Campeonato Brasileiro no auge da forma”, resumiu.

Já Alberto Souza, treinador de João Pedro Chaves, João Marcelo Santos e Paulo Henrique Amorim Paulo, destacou a preparação dos cavaleiros e ressaltou que eles chegam otimistas por um bom resultado. “As expectativas são as melhores possíveis. Os garotos estão se dedicando bastante nos treinamentos. João Pedro e Paulo saltaram no concurso do Haras Santa Esmeralda e foram muito bem. A competição serviu como preparação para o Campeonato Brasileiro e foi um bom teste”, afirmou.

A FEP ainda terá outro cavaleiro na competição nacional. Murilo Hartmann, com cavalos ainda a definir, disputará na categoria Pré-Mirim.

Critério de classificação

Pelo regulamento da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), quatro seletivas são realizadas para formar a equipe brasileira no Sul-Americano. Desse total, o cavaleiro deverá participar de, no mínimo duas e do campeonato Brasileiro, no qual os três primeiros percursos também fazem parte da seletiva. Os três melhores classificados estão automaticamente na equipe Brasileira. Em caso de empate, a classificação destes no Campeonato Brasileiro definirá os do os das vagas.

No final, a equipe será formada com os três primeiros da Seletiva, os três primeiros do Brasileiro, além de quatro cavaleiros escolhidos pela CBH pelo critério subjetivo.

Fonte: Assessoria

  • Compartilhe
  • <

Os comentários estão desativados.