Por Fora
das Pistas

Notícias

Bertalan de Nemethy e Adam II Viena, Áustria 1939

24 de abril de 2016

Curiosidade: Bertalan de Nemethy, o húngaro que conquistou os EUA

De Némethy começou a montar ainda criança em Gyor, Hungria. Filho do governador que controlava 3 dos 19 estados hungaros. Ele começou a competir no salto adolescência. Devido ao emprego de seu tio como um oficial de cavalaria, de Némethy foi para a Academia Militar de Ludovica, em Budapeste, onde se graduou em 1932 com a patente de tenente. Em seguida, entrou para a cavalaria, montando 6 cavalos por dia na escola, começando com cavalos de adestramento, mas antes teve aulas na guia sem estribos e em seguida, montando os cavalos mais novos de cross-country. Ele se tornou instrutor na escola depois de se formar em 1937.

A habilidade de De Némethy como cavaleiro foi excepcional, mas ele perdeu a oportunidade olímpica devido ao cancelamento dos Jogos de 1940. Em vez disso, De Némethy foi enviado para treinar na escola de cavalaria alemã em Hannover, sendo o primeiro oficial húngaro a fazê-lo. Lá ensinou gente como Otto Lorke, Fritz Stecken e Bubi Günther e também  aprendeu o sistema alemão de formação.

No entanto, a Segunda Guerra Mundial força de Némethy voltar para a Hungria. Mas como o Exército russo se aproximou de Budapeste, ele e seus colegas cadetes decidiram fugir novamente, desta vez para a Dinamarca. De Némethy permaneceu em Copenhague por 6 anos, onde trabalhou como professor de equitação.

Em 1952, De Némethy obteve permissão da Embaixada dos E.U.A.. para emigrar, e se tornou um cidadão em 1958. Ele se mudou para Far Hills, Nova Jersey onde começou a ensinar na Sleepy Hollow Country Club, em Tarrytown, Nova Iorque.

Em 1955, a conselho de William Steinkraus e Arthur McCashin, De Némethy foi contratado pelo USET United States Equestrian Team para se tornar o treinador da equipe de salto.De Némethy aceitou a posição, permanecendo até 1980.

Durante este tempo ele treinou alguns dos maiores nomes do esporte, incluindo George H. Morris, Joe Fargis, Frank Chapot, Kathy Kusner, Leslie Burr, Conrad Homfeld, Michael Matz, Melanie Smith, Neal Shapiro e William Steinkraus. Ele baseou a sua formação no trabalho de adestramento, cavalete e guia, que foi publicado no seu livro clássico O Método de Némethy.

Enquanto treinador, a equipe de salto dos E.U.A. conquistou a prata por equipe nos J.O.de 1960 e 1972, ouro e bronze individual nos Jogos Olímpicos de 1968 e 1972 . Além disso, todos os quatro cavaleiros medalha de ouro em 1984 foram treinados pela equipe de De Némethy

Além disso, sua equipe ganhou a medalha de ouro por equipe nos Jogos Pan-americanos em 1959, 1963, 1975 e 1979. Sua equipe ganhou 71 das 144 Copas das Nações em que competiu, venceu o Troféu Presidente da  FEI  em 1966 e 1968, e seus cavaleiros  individualmente venceram 72 GPs  e mais de 400 provas internacionais.

Em 1987 ele foi admitido no Show Jumping Hall of Fame

Quando Bertalan de Nemethy morreu em 23 de janeiro de 2002, ele encerrou uma época especial.

Fonte: hipismobh

  • Compartilhe
  • <