Por Fora
das Pistas

Notícias

15 de junho de 2019

Cuidados especiais para os cavalos às vésperas da corrida

Os cavalos que participaram do Grande Prêmio Brasil de Turfe, no Jockey Club Brasileiro, na Gávea, na Zona Sul do Rio, no último fim de semana, tiveram durante a semana uma rotina de atleta.

Durante toda a semana os cavalos de competição levantaram às 4h para receber os primeiros cuidados e a preparação para o primeiro treino, de condicionamento físico. Nesta etapa inicial, eles deram uma volta na pista enquanto outros fizeram “aula de natação”.

Os animais passaram por uma ducha e tiveram os pelos escovados cuidadosamente, para que estivessem no auge da beleza no dia da competição. Seguindo uma tendência mundial para que fiquem à vontade, eles contaram com alimentação livre e água fresca a todo o momento.

“Os cavalos são as estrelas do espetáculo. Sempre quando tem um grande evento, como um Grande Prêmio Brasil, tudo muda. Todo mundo espera e todo mundo espera ser o vencedor”, contou Marcelo Beloch, diretor de Turfe do Jockey Club Brasileiro.

Para que tenham a forma física ideal, eles tomam suplementos. Mesmo assim, existe espaço para que eles sejam mimados. Às vezes eles ganham torrões de açúcar ou cenouras  dos veterinários, tratadores e proprietários.

Cristina Resende da Rocha, treinadora e veterinária, é responsável pelos cuidados de uma das estrelas do evento, o cavalo Devil Cat, Gato Diabólico em tradução do inglês e que, ao contrário do que o nome indica, é manso. Ela se dedica ao animal 24 horas por dia, com direito a carinho e cafuné.

Expectativa é humana

Segundo ela, a expectativa principal é dos humanos:

“O trabalho não muda, o que muda é a nossa expectativa. De correr o cavalo em uma prova tão importante quanto essa. É a primeira vez que “corri” com um cavalo no Grande Prêmio Brasil”, explicou.

Durante a tarde, depois dos treinos principais, os cavalos tiraram uma soneca para fazer uma caminhada no fim da tarde.

Fonte: Por Priscila Chagas, Bom Dia Rio

 

  • Compartilhe
  • <

Os comentários estão desativados.