Por Fora
das Pistas

Notícias

Evento do Cegafe vai mostrar aos criadores como analisar animais para a manada

12 de abril de 2017

Critério de avaliação morfológica é tema de curso

Um dos quesitos mais importantes nas provas de equinos na atualidade é a questão da avaliação morfológica dos animais. Mas não só em competições é que o criador deve ficar atento a estes detalhes. Na escolha da manada, também é essencial saber avaliar a morfologia e ter bons cavalos para trazer resultados em outras atividades, como o serviço à campo. Pensando nisto, o Centro Gaúcho de Formação em Equinocultura (Cegafe) promove curso sobre o tema.

Conforme o diretor do centro, Daniel Schneider, a avaliação morfológica deve ser observada desde seu principio básico que é ter bons animais, com boas angulações, portanto desenvolvendo boas andaduras e consequentemente dando melhores resultados no serviço das cabanhas, fazendas e ou até mesmo nas cavalgadas e passeios de final de semana. “Animais de bom cômodo e bonitos é o que todos queremos, e em situações de lida de aptidão funcional. É importante o criador ou usuário do cavalo conhecer o cavalo parte a parte, o que é uma boa cabeça, um bom pescoço, como avaliar um bom lombo, boa garupa, angulações de pata e aprumos”. observa.

O curso será realizado no dia 15 de abril na cabanha Sabiendas, em Viamão (RS) e será ministrado pelo técnico da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Marcelo Montano Coelho. Informações e inscrições podem ser obtidas no site www.cegafe.com.br.

Fonte: AgroEffective

  • Compartilhe
  • <