Por Fora
das Pistas

Notícias

Crianças participam de cavalgada com cavalos de brinquedo em Batalha, Alagoas — Foto: Francisco de Assis/Arquivo pessoal

5 de maio de 2019

Crianças participam de cavalgada com cavalos de brinquedo em Batalha, AL

Centenas de crianças participaram na última quarta-feira (1º) da segunda edição da Cavalgada Cavalo de Pau, em Batalha, Sertão de Alagoas. Os pequenos participaram de uma série de atividades, com o objetivo de valorizar a cultura e também a religiosidade.

Segundo a organização, cerca de 250 crianças participaram, cada uma com um cavalinho de brinquedo, feito de madeira. Elas se concentraram em frente à igreja Matriz às 9h.

“Na abertura, a entrada é com Nossa Senhora Aparecida. Em seguida, neste ano, fizemos a entrada de um casal representando os retirantes que saem do Nordeste, deixando sua terra em busca de oportunidades no Sul. A caracterização deles foi inspirada no quadro do [pintor Cândido] Portinari”, explica Francisco de Assis, idealizador do evento.

Saindo da igreja, as crianças seguiram em comboio pelas ruas da cidade, fazendo paradas para tomar água e se abastecer com doces. O destino era um espaço conhecido na cidade como Miguelão, onde participaram de brincadeiras, como a corrida de argolas e corrida de cavalo.

Vaqueiros de verdade acompanham a criançada, tirando versos e toadas. Neste ano, o homenageado foi o vaqueiro Aristides, bastante conhecido na comunidade.

“Esse evento é o resgate da cultura, da religiosidade, respeitando a crença de cada um e descobrir talentos. Temos crianças tirando versos. Esse é o objetivo da cavalgada: a descoberta de valores artísticos”, conclui Assis.

Participaram crianças de escolas públicas, privadas e também de comunidades vizinhas.

Fonte: Por Derek Gustavo, G1 AL

  • Compartilhe
  • <

Os comentários estão desativados.