Por Fora
das Pistas

Notícias

Foto: Felipe Ulbrich/ABCCC/Divulgação

3 de maio de 2018

Criadores de Santa Maria se destacam no cenário da raça Crioula

No próximo final de semana o Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) será palco de mais uma etapa das Exposições Passaporte que selecionam exemplares da raça Crioula para a Nacional da Morfologia da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, que se realizará durante a Expointer, em Esteio (RS). De 4 a 6 de maio, o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Santa Maria promove mais um evento onde a expectativa é de alta qualidade dos exemplares em pista. O julgamento da Exposição Passaporte de Santa Maria ficará a cargo de João Arísio.

Conforme o presidente do núcleo, Manuel Rocha Crosseti, a expectativa é positiva, especialmente pela representatividade dos criatórios locais e também pela tradição que a região tem na raça Crioula. “Somos um dos núcleos mais antigos e dos mais participativos da ABCCC onde realizamos cerca de 12 eventos ao ano. Fazer esta exposição é um grande desafio, mas ao mesmo tempo é uma satisfação recebermos criadores de fora da nossa região”, ressalta.

Crosseti observa que Santa Maria e arredores tem muita força nas provas de laço, onde a cada ano que passa é percebido um crescimento no número de usuários. Além disso há grande destaque em participações em provas como a Paleteada e a Campereada. “A cada ano que passa percebemos também um maior capricho no trato dos animais assim como a participação de novos expositores. Contamos com criadores importantes da raça com títulos na FICCC, com grandes campeonatos na Expointer e campeões do Freio de Ouro”, destaca.

Confira a programação

4 de maio de 2018 (Sexta-feira)

15h30min – Concentração de Machos
17h – Início da Admissão da Exposição Morfológica

5 de maio de 2018 (Sábado)

9h – Início do Julgamento Morfológico
21h – Jantar na Sede do Núcleo

6 de maio de 2018 (Domingo)

9h – Decisão Campeonatos de Categoria e Grandes Campeões

Fonte: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

  • Compartilhe
  • <

Os comentários estão desativados.