Por Fora
das Pistas

Acontece

Karina Johannpeter no GP 1.55m Stephex Masters 2014; foto: reprodução

9 de abril de 2015

Conselho Técnico da ABCCH aprova Dante de Joter como reprodutor

Você sabe qual a relação de Cortes C montaria de Beezie Madden com Dante de Joter?

Beezie Madden  no dorso de Cortes C

Beezie Madden no dorso de Cortes C

Cortes C  foi considerado o melhor cavalo do mundo de salto no ano de 2014. Esse espetacular castanho escuro, castrado, nascido em 2003 e registrado no stud book Belga BWP, conquistou a opinião especializada pelas suas inúmeras vitorias. Em 2014, venceu 8 vezes torneios GP’s internacionais e 16 classificações, além de duas medalhas de bronze nos Jogos Equestres Mundiais em Caen, na Normandia.

Cortes C foi o único animal no rodízio de 4 cavalos na final individual a fazer zero com todos os cavaleiros: Patrice Delaveau, Rolf Goran Bengtsson, Jeroen Dubbeldam e Beezie Madden, o que levou ele também, a ser eleito o melhor cavalo dos Jogos Equestres, se juntando ao lendário HICKSTEAD, que foi eleito em 2010 em Kentucky .

Cortes C é filho de RANDEL Z que por sua vez é filho de RAMIRO em égua ALME

Cortes C é filho de RANDEL Z que por sua vez é filho de RAMIRO em égua ALME

        A mãe do Cortes C é ORCHIDEE DE TOMBEELE uma filha de DARCO, e é aqui que a história do DANTE DE JOTER se cruza com o CORTES C

Dante du Petit Lannoy, seu nome de registro no stud book Belga BWP, nasceu em 2003,é filho de CLINTON I (CORRADO) na mesma mãe do CORTES C, a ORCHIDEE DE TOMBEELE (DARCO),por tanto o DANTE DE JOTER é meio irmão de Cortes c por parte de mãe.

Dante de Joter

Dante de Joter

Dante foi comercializado pela primeira vez no Leilão de FENCES um dos mais conceituados leilões da Europa em 2006, com 3 anos de idade, e teve toda sua iniciação feita na Europa.

Importado para o Brasil serviu a sela de Felipe Amaral nas provas fortes e posteriormente foi vendido para a família Johannpeter e exportado novamente para a Europa onde participou e classificou em provas de 1.55m/1.60m.
“O Dante retornou à Europa com o Felipe Amaral em Abril de 2012, aos 9 anos. Felipe saltou o cavalo na Europa durante 3 meses. Ele obteve bom resultados a nível de 2*.” Afirmou Karina Johannpeter.

“Em Julho o meu irmão Caco, que na época era proprietário da metade do cavalo, sugeriu enviar o cavalo para o meu namorado Torben Köhlbrandt, na Alemanha, para dar continuidade ao trabalho do Felipe e fazer o cavalo chegar ao nível de competições de 4 e 5 estrelas, buscando aperfeiçoar a parte da condução. O cavalo sempre teve uma qualidade excepcional de salto mas, na nossa visão, para chegar a se consolidar num nível de GP de 4 e 5 estrelas precisava evoluir na parte da condução dentro da pista… A partir dai, ele ficou um ano com o Torben, até Agosto de 2013, obtendo várias classificações em GP a nível de 3 e 4 estrelas como: 5º lugar GP CSI Münster 3*;3º lugar GP CSI Braunschweig 4* etc. Saltou seu primeiro CSI-W 5* em Leipzig, na Alemanha. A partir de Agosto 2013 eu assumi o Dante, mas infelizmente só pude saltar dois concursos já que ele se machucou logo após o CSI Valkensward 5*, onde saltei o GP de domingo, obtendo um bom resultado sem cometer faltas.  Dante ficou seis meses em tratamento retornando no início de 2014. A partir de Maio já estava em plena forma novamente obtendo bons resultados em Magna Racino ( 7º lugar GP 3***) e Valkenswaard 5*.” Completou a amazona brasileira.

Em vista da carga genética, na última reunião do Conselho técnico da ABCCH formada pelos senhores Dr. Eduardo Onoe, Marcelo Blesmmann, Thomas Ferraretto, Dr. Marcelo Servos e Wanderley Antunes  representante do Mistério da Agricultura (MAPA) aprovaram o DANTE DE JOTER como reprodutor do cavalo Brasileiro de Hipismo.

FONTE:  ABCCH

  • Compartilhe
  • <