Por Fora
das Pistas

Hall da Fama

FOTO: LIBBY LAW PHOTOGRAPHY - NZL

15 de outubro de 2015

Conheça a história de Tom Bombadill Too e de Ruysinho Fonseca

Nas próximas linhas você vai conhecer a história de Tom Bombadill Too pequeno Grande cavalo que me deu a chance de evoluir e buscar lugares mais altos na equitação e resultados no Esporte, o melhor de minha vida e quem sabe um dos melhores que o CCE já teve no Brasil! Declarou orgulhoso Ruy Fonseca.

Meu amigo de varias equipes brasileiras juntos Marcio Jorge comentou comigo um dia voce tem o melhor cavalo de nossa história do CCE .. eu pensei comigo: Tommy é especial na minha carreira mas temos que pensar em produzir mais cavalos desse nível e sempre achar que vai aparecer um melhor ainda. Marcio é como irmão para mim, como amigo e companheiro de equipe e confesso que chorei com ele na celebração do Pan em Toronto pois ele sabe o tanto que aquele momento foi importante para o CCE e nossa história.

Ficha técnica
Nome- Tom Bombadill Too
Raça- Holsteiner
Altura – somente 1.64
Pai – Carry por Coronado e Corrado I
Mãe – Hannelore xx por Sir Shostakovich xx Ano Nasc – 2000
Propriedade – Ruy Fonseca / R. Rabello Costa

Quando foi seu primeiro contato com Tom Bombadill?

Tom Bombadill chegou em minhas cocheiras Oxford (Inglaterra) em final 2008 com sua adolescente proprietária Serena Ulquart que tinha ele como cavalo de passeio e prazer. Ela era estudante na Universidade de Oxford e montava ele nas horas vagas para fazer exterior e se divertir.

Qual o temperamento dele?

Ele tem um caráter engraçado, eu posso colocar qualquer um para montar ele e fazer o que quiser com ele, pois é muito seguro, mas se eu saio para fazer um exterior sozinho sem cia de outro cavalo e tiver passarinhos pelo caminho eu tenho que ficar muito esperto pois pode me jogar no chão!! Ele pode entrar no estádio do Maracanã lotado com Flamengo x Corinthians 100.000 pessoas ele não liga.

Como você diria que ficam as atitudes dele durante as provas de adestramento?

Para fazer adestramento ele se concentra muito bem, aliás ele gosta de ambiente championship, evento grande. Ele cresce e se estufa todo! Gosta do show, mas agora passear sozinho no meio dos passarinhos não é muito a dele temos que ficar espertos kkk.

Como Tom Bombadill fora parar em suas mãos?

No final desse mesmo ano que chegou em minhas baias, o Pai da proprietária, Sr. Peter me perguntou se achava que serviria para o Esporte etc. Eu disse que teríamos que provar e ver. Na verdade, eu achava que não, pois sempre que eu cuidava dele ou limpava sua cocheira o achava um cavalo pequeno e de menina. Nunca na minha cabeça achei que seria algo especial!! Ató o dia que o montei e logo mudei de opinião:) ele continuou pequeno mas com um feeling de um cavalo grande, com uma andadura muito boa e com muita coragem e elasticidade para saltar . Eu o montei algumas vezes e disse que teríamos que fazer um teste para a temporada de 2009 e ver como ele se adaptaria a nova carreira, pois já tinha 9 anos..

Como foram as primeiras experiências no esporte?

Em 2009 ele teve um ano acima do esperado em seu primeiro ano no esporte saindo de zero estrelas para 3 estrelas em menos de 10 meses!! Sendo que em julho e agosto desse mesmo ano ele estava no mercado e para vender, foi o ano da recessão na Inglaterra e fiquei muito triste, pois sabia que poderia perder ele, pois estava a venda.

O proprietário chegou levar ele embora de minhas cocheiras e foram 2 meses difíceis pois tinha certeza que estaria perdendo um grande potencial para o futuro. Foi quando decidimos fazer uma proposta para ele junto com minha namorada, hoje esposa, Renata Rabello e com apoio da filha do proprietário o Tommy voltou ao nossos estábulos e um grande capitulo da minha vida se iniciou.

E sobre resultados, conseguiram quais no início da carreira?

No mesmo ano 2009 ele já se classificava em eventos 3 estrelas, algo surpreendente, pois não tinha menos de 10 meses no Esporte .

Em 2010 estreou em Luhuhmulen 4 estrelas em grande forma e carimbou sua ida ao Mundial de Kentucky onde saltou duplo zero e melhor resultado equipe Brasileira.

2011 – Vários top 10, bronze Pan americano México poir equipe, 2 lugar Internacional Pardubice 3 Estrelas.
2012 – Melhor Resultado equipe Brasileira Olimpíadas Londres 2012, 7 lugar Internacional Portugal, participação em Wiesbaden CIC*** Alemanha Global Tour Salto;
2013 – Passagem pelo Brasil, Vencedor Internacional Rio de Janeiro / Deodoro, Vice Campeão Brasileiro em Barretos 2lugar Internacional, 2 lugar Internacional de Porto Alegre , 2 lugar Internacional de Colina , 2 lugar Barretos CIC***
2014 – Temporada no USA , 4 lugar Internacional de Talahasse , Vencedor Nacional de Ocala 2 estrelas , Melhor resultado Mundial de Caen equipe brasileira – França 2014 .
2015- Vencedor Internacional de Portugal, Medalha Bronze e Prata Pan Americano Toronto , 7 lugar qualificatoria Olímpica Irlanda , várias classificações circuito inglês . 19 lugar final qualificatoria Olímpica Houghton Hall CICO*** Fez média de 74% no adestramento no Pan e Portugal, e durante ano todo media acima de 70% em todas as provas.

Apenas 3 faltas durante toda temporada no salto Zero em todos os cross do ano.

Com todos esses resultados expressivos poderia contar um título inesquecível?

Sem duvida as 3 medalhas Pan Americanas que ele me deu. Ficarão marcadas para a HISTÓRIA do HIPISMO do Brasil , o mesmo cavalo com 3 medalhas Pan Americanas acho que é inédito no CCE.

Fui Bi- Campeão Prêmio Brasil Olímpico COB, além de ter inúmeras participações em 3 e 4****, categoria máxima do esporte.

Em nossa carreira participamos em mais de 60 provas juntos e só fomos penalizados 3 vezes somente no cross, isso mostra sua consistência nessa prova. Já estamos com índice para os jogos Rio 2016.

Previsões para o futuro?
Longe de aposentar:) com um retrospecto muito sadio em sua carreira (a sanidade dele vem de uma ótima conformação de membros e também ele tem um plano de competições em Pisos ideais) eu acho que ele com um bom plano de temporadas pode durar mais uns 3/4 anos tranquilo, gostaria muito de fazer Badminton e Burghley e com isso participaria com ele em todos os 4 estrelas do Grand Slam do CCE seria um sonho completar todos.

E quem sabe mais um Pan Americano, pois por ser 2** não estaria fora de meta ir buscar a medalha de ouro individual que nos escapou no último salto em Toronto, no Pan passado.

Por falar em Toronto, conte-nos dessa experiência!

Sim, bronze individual e prata por equipe foi emocionante e histórico para o Brasil, mas sinto que poderia ter ganhado ouro e nunca sabemos quando essa oportunidade virá de novo.

Em relação ao bronze do Pan  –  perder ouro não foi catastrófico pois poderia ter sido pior se ficasse em 4º lugar , pois 4º lugar não ganha nada, em qualquer lugar do mundo, a nível de campeonato Internacional seria frustrante ter ficado em 4º.

Sobre o atual momento do esporte, algo a declarar?

Tenho o privilégio de trabalhar com o que gosto, por causa desses animais maravilhosos tive a oportunidade de conhecer pessoas fantásticas pelo mundo a fora…. tenho o apoio de minha esposa, a amazona Renata Rabello, sempre ao meu lado e nossa família mesmo de longe é indiscutível… o essencial em nossos resultados, minha equipe de apoio veste a camisa 110%.

Os investimentos que o CCE vem recebendo dentro do possível, em circunstâncias econômicas difíceis no Brasil, vem sendo um marco para o esporte. Hoje através da CBH e parceiros temos técnicos para adestramento Anna Ross, salto – Gabriel Marques e a grande lenda mundial ao nosso lado Sir Mark Todd, a dedicação do presidente da CBH, o Betao, para nossa modalidade eu nunca presenciei em 25 anos de equipe brasileira.

Gostaria de deixar um recado para nossos leitores que te acompanham?

Enfim, tudo acima não se conquista sozinho e sim com trabalho, apoio, dedicação e prazer pelo que faz.  Qualquer esporte tem altos e baixos no hipismo as vezes mais baixas do que vitórias por isso que estou sempre aprendendo a cada dia com esses animais e pessoas maravilhosas em volta de nosso esporte.

Obrigado Tommy por tudo e que venha Rio2016 uma medalha olímpica em casa é um sonho…. Sim estamos focado em buscar dela e muito mais #letskeepushing .

Fonte: Roberta Milani/PFDP

  • Compartilhe
  • <