Por Fora
das Pistas

Notícias

Expectativa é de que 40 mil pessoas passem na 27ª Edição do ABQM em Avaré (Foto: Reprodução/TV TEM)

23 de abril de 2017

Congresso de criadores de cavalos Quarto de Milha movimenta a economia de Avaré

A 27ª edição do Congresso Brasileiro de Criadores de Cavalo Quarto de Milha já movimenta a economia de Avaré (SP). O evento, que é promovido pela Associação Brasileira do Cavalo Quarto de Milha (ABQM), começou segunda-feira (17) na área do Recinto de Exposições Doutor Fernando Cruz Pimentel e segue até esse domingo (23). De acordo com o presidente da ABQM Fábio Pinto, a expectativa é de que 40 mil pessoas passem durante os sete dias de festa.

“Cada evento da ABQM traz para a cidade um movimento econômico semelhante ao do Natal. Cerca de R$ 30 milhões entram na economia do município, entre leilões, vendas de produtos e serviços, e gera cerca de 500 postos de trabalho”, explica Fábio.

Segundo presidente da ABQM Fábio Pinto, evento traz movimento econômico semelhante ao do natal (Foto:

A ABQM realiza por ano três eventos na cidade, sendo nos meses de abril, julho e outubro. Segundo o gerente de hotel Luciano Vieira, os visitantes fazem as reservas com meses de antecedência. “Com o evento a casa está cheia. Os clientes fazem as reservas com até três meses de antecedência”, afirma.

Para a dona de um restaurante Alice Caetano, o evento é um excelente incentivo para o comércio local. “O que ganhamos durante uma semana no evento é o equivalente há meses de trabalho no restaurante”, diz.

Além de lucro aos comerciantes, o Congresso traz oportunidades de emprego. A auxiliar de cozinha Dora Martins, por exemplo, estava há oito meses sem trabalhar. Ela conseguiu um trabalho temporário na praça de alimentação do evento e conta que o serviço ajudará no orçamento familiar. “É um alívio, pois com este ‘bico’ eu consigo ajudar meu marido nas despesas de casa”, conta.

Já a auxiliar de cozinha Maria Silva afirma que com o dinheiro extra ela pretende viajar no final do ano. “Este ano pretendo ir para Portugal e Itália visitar meu filho. Então vou guardar o dinheiro que receber aqui para pagar as despesas com a viagem”, afirma.

Fonte: G1

  • Compartilhe
  • <