Por Fora
das Pistas

Notícias

Centrais de reprodução habilitadas pelo MAPA devem ser priorizadas para a realização do procedimento

31 de maio de 2016

Congelamento de sêmen na raça Crioula: vantagens e particularidades

Desde que a inseminação artificial foi liberada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), em 2011, a propagação de genética superior da raça segue a galope. E a utilização de sêmen congelado contribui de forma direta com esse avanço, já que o acesso ao uso de importantes garanhões ficou mais fácil para criatórios de diferentes regiões do Brasil e, inclusive, de outros países. Mas essa é apenas uma das vantagens do congelamento de sêmen de cavalos Crioulos.

O procedimento também é a única maneira de garantir material genético de um reprodutor, em diferentes situações, de acordo com o médico veterinário Frederico Lança Schmitt, especialista em reprodução equina:

– É possível utilizar um cavalo enquanto ele estiver em provas morfológicas ou funcionais, por exemplo, ou ainda ter uma reserva em caso de acidentes que impeçam a reprodução, e até mesmo em situações de óbito, já que a raça também permite um número determinado de coberturas após a morte de um garanhão – salienta.

A ABCCC segue a normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que permite realizar o congelamento de sêmen em qualquer local, desde que seja apenas para uso na propriedade e exclusivo do proprietário do cavalo. Mas, se o objetivo é a comercialização, o sêmen só pode ser congelado em centrais de reprodução habilitadas pelo MAPA.

O material coletado é distribuído em palhetas, que permanecem em nitrogênio líquido dentro de um botijão, a uma temperatura de 196 graus negativos. E a qualidade dos espermatozoides congelados faz toda a diferença para os resultados. Uma análise criteriosa, pós-descongelamento, é essencial para indicar a fertilidade do sêmen e dar segurança ao criador.

– Por isso é sempre recomendável realizar esse tipo de procedimento em centrais de reprodução certificadas, já que elas atendem a todas as exigências sanitárias e comerciais – alerta o veterinário, que também é um dos sócios da Schmitt & Gonzales Central de Reprodução Equina, localizada em São Jerônimo (RS), um dos estabelecimentos credenciados pelo MAPA no Brasil.

Fonte: Estela Facchin; Foto: Divulgação Schmitt & Gonzales Central de Reprodução Equina

  • Compartilhe
  • <