Por Fora
das Pistas

Notícias

13 de outubro de 2017

Como preparar o cavalo para a venda?

Especialista dá dicas de como aprontar o animal para a comercialização

Responde: Jean Martins, supervisor técnico da Allnova para nutrição de equinos

A escolha dos animais a serem preparados para a venda com tempo hábil é muito importante. Para cavalos adultos, é recomendado no mínimo um mês e meio de preparo intenso, sendo que o período ideal é cerca de três meses, com o objetivo de se evitar estresse. Já para potros, recém desmamados ou menores de um ano, o ideal é cinco meses. Na maioria das vezes, potros terão um período mínimo para adaptação ao manejo e ao contato humano. Outro ponto importante é manter os animais em cocheiras e próximos ao contato humano para facilitar o manejo diário.

O preparo deve se iniciar imediatamente após a seleção. A escovação diária ajuda na troca de pelagem, assim como banhos rotineiros mudam completamente o aspecto do animal. Além disso, o cuidado contínuo permitirá avaliar o desenvolvimento do animal e os resultados obtidos. Recomenda-se ainda colocar os cavalos em trabalho, como, por exemplo, redondel (espécie de arena redonda). Isso pode ajudar no desenvolvimento corporal e muscular.

O volumoso (forrageira) é fundamental para um bom resultado e para a saúde digestiva. Por serem herbívoros, equinos irão tirar grande parte dos nutrientes do capim.

Um volumoso e uma ração de qualidade irão auxiliar a agilizar o resultado de melhora de escore corporal. Na alimentação, priorize uma ração adequada à idade do animal. Dietas com percentual maior de estrato etéreo têm melhor aproveitamento, ajudam o aspecto de pelagem e auxiliam a atingir mais rápido o escore corporal desejado. Procure não fazer mudanças bruscas de alimentação.

Caso necessite alterar a dieta, consulte um nutricionista de equinos para ajudá-lo no processo de adaptação e recomendações técnicas.

  • Compartilhe
  • <

Os comentários estão desativados.