Por Fora
das Pistas

Notícias

27 de outubro de 2018

Claudicação é uma das principais patologias que afetam os cavalos atletas

Durante toda a carreira, os cavalos atletas estão sujeitos a uma série de lesões inerentes do esforço e do impacto das atividades esportivas. Entre elas, está a claudicação, popularmente conhecida como manqueira, a enfermidade tem influência direta no desempenho do equino e pode até mesmo levá-lo a uma aposentadoria precoce.

Caracterizada pela falta de sincronia na locomoção, associada a movimentos assimétricos ou em estação, a patologia afeta o sistema locomotor dos animais causando menor rendimento nas atividades físicas, apoio demasiado sob um dos membros e dor.

A médica-veterinária e Gerente de Linha da Unidade de Equinos da Ceva Saúde Animal, Baity Leal, alerta que os sinais da doença podem ser silenciosos. “As alterações na performance do animal podem demorar a serem percebidas pelo criador, e a dor, em alguns casos não é evidente. Por isso é imprescindível que ao menor sinal de mudança comportamental o animal seja avaliado pelo médico-veterinário. A proatividade no diagnóstico aumenta as chances de cura”, afirma.

As claudicações podem ser classificadas em quatro tipos: de membro locomotor de apoio, de membro locomotor em suspensão, mista e complementar ou compensatória. Os motivos para o aparecimento das claudicações são variados, entre as causas mais comuns estão, traumas, excessos de treinamentos, infecções, distúrbios do metabolismo, entre outros. A afecção também pode ter origem congênita ou estar associada a erros no manejo diário.

Para identificar qual tipo de claudicação e quais membros estão sendo afetados pela patologia é necessária a realização de uma série de exames, entre eles, teste físico,  raio X, e ressonância magnética. O tratamento indicado para patologia visa a cura da lesão e a diminuição da dor.

Em busca de uma solução para o tratamento das claudicações que una eficácia com o bem-estar dos animais, a Ceva criou o Tildren®, um bisfosfonato para o tratamento das dores e inflamações ósseas dos equinos.

O produto, à base de Ácido Tiludrônico, atua com grande afinidade pelos ossos e tem ação direta sobre os osteoclastos. O Tildren® atua na melhora do remodelamento ósseo, diminuindo as perdas minerais e auxiliando no alívio da dor, o que proporciona melhora na qualidade de vida do equino e permite a rápida retomada das atividades esportivas.

O esquema de tratamento indicado segue o protocolo de 1ml a cada 50kg vivo, por dia, durante 10 dias, via endovenosa lenta.

Sobre a Ceva Saúde Animal
A Ceva Saúde Animal é atualmente a 6ª maior empresa de saúde animal do mundo, presente em mais de 110 países tem sua atuação focada na pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de produtos farmacêuticos e biológicos para animais de companhia, e produção (bovinos, suínos, equinos e aves). A unidade de equinos é líder brasileira do segmento e detém mais de 30% do Market Share do setor.
Mais informações disponíveis no site: www.ceva.com.br

  • Compartilhe
  • <

Os comentários estão desativados.