Por Fora
das Pistas

Notícias

24 de maio de 2016

Ciclo do Freio de Ouro chega a terras paranaenses

As classificatórias ao Freio de Ouro chegaram ao Paraná. A quinta seletiva da competição promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) será realizada neste ano no município de Pato Branco e pode classificar até oito exemplares – quatro machos e quatro fêmeas – para a grande final da modalidade, que ocorre no primeiro final de semana da Expointer, realizada no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

De acordo com o vice-presidente de Comunicação e Marketing da ABCCC, Onécio Prado Junior, o Paraná é um polo estratégico para a raça Crioula e vem recebendo eventos importantes do setor. A expectativa é que participem animais do centro do país vindos de estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. “Teremos uma classificatória em uma praça importante para o cavalo Crioulo em um centro com um desenvolvimento muito grande. Estamos incentivando muito estas regiões em função da grande importância que elas têm para a raça”, observa.

Para o jurado Cláudio Neto de Azevedo, que fará parte do trio de avaliação juntamente com Guilherme Kempa Abascal e Vinicius Guedes Freitas, o estado tem despontado nos últimos anos com animais de qualidade e criatórios novos. Além disso, destaca que a estrutura da pista de Pato Branco deve auxiliar para se ter uma prova equilibrada. “O Paraná é uma região que está em ascenção, com investimentos de criadores novos e a formação de novos núcleos”, salienta.

Despontando no cenário nacional do cavalo Crioulo, inclusive com títulos importantes em diversas modalidades da raça Crioula, o Paraná hoje ocupa a terceira posição no ranking de número de animais no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), o plantel conta com 22,03 mil animais em território paranaense, crescimento em 2015 de 9,1% em relação ao ano de 2014.

No município também será realizada uma Exposição Passaporte que garantirá vagas para a Nacional da Morfologia, que também será realizada durante a Expointer. O circuito do Freio de Ouro 2016, organizado pela ABCCC, conta com o patrocínio de Ipiranga, Massey Ferguson e Ford. O apoio é da Supra.

Confira a programação

25 de maio de 2016 (Quarta-feira)
16h – Concentração de Machos
17h – Admissão Morfologia Passaporte

26 de maio de 2016 (Quinta-feira)
8h30min – Início Julgamento Morfológico Passaporte
14h – Continuação Julgamento Morfológico Passaporte
17h – Inicio Admissão Classificatória
19h – Término Admissão Classificatória

27 de maio de 2016 (Sexta-Feira)
8h – Julgamento Morfológico Classificatória – Fêmeas
10h – Julgamento Morfológico Classificatória – Machos
13h30min – Andaduras/Figura/VSP-Esbarradas – Fêmeas

28 de maio de 2016 (Sábado)
8h – Andaduras/Figura/VSP-Esbarradas – Machos
13h – Mangueira – Fêmeas/Machos
15h30min – Prova de Campo – Fêmeas/Machos

29 de maio de 2016 (Domingo)
9h20min – Fase Final (Mangueira/Bayard-Sarmento/Prova Campo)
12h – Encerramento e entrega de Prêmios

Fonte: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

  • Compartilhe
  • <