Por Fora
das Pistas

Notícias

29 de maio de 2018

Chapecó seleciona passaporteados à Morfologia da Expointer

Foi na pista do Parque de Exposições Tancredo Neves, na cidade catarinense de Chapecó, que a seleção da raça Crioula indicou mais oito animais aptos a concorrer na Morfologia da Expointer 2018. Com a presença de 72 animais sendo julgados na categoria oficial neste dias 26 e 27 de maio, a exposição do município foi a oitava Passaporte no calendário de provas da temporada.

Na divisão das fêmeas, o destaque foi a égua adulta Conquista da JRV, dona das escarapelas de Grande Campeã e Melhor Exemplar da Raça na mostra. Com o passaporte carimbado, a gateada de propriedade da Cabanha Alvorada, do Paraná, retorna à Expointer, prova morfológica da qual já havia participado e conquistado rosetas em 2012. Enquanto no grupo de machos, coube ao jovem potrilho Raposo El Destaque puxar a fila e garantir o título de Grande Campeão, registrando as primeiras pontuações em seu Mérito junto à ABCCC, além, automaticamente, da primeira participação do cavalo exposto pela Cabanha Fazenda Raposo na mostra da Expointer.

Com a responsabilidade de eleger os campeões através de sua avaliação, César Augusto Rabassa Hax saiu do julgamento com o dever cumprido, classificando positivamente o nível morfológico encontrado na prova e elogiando as filas formadas. “Os quatro machos e as quatro fêmeas que foram escolhidos, com certeza, representarão muito bem a raça em qualquer exposição”, garante. “A Grande Campeã – e Melhor Exemplar da Raça – é um animal destacado, um animal diferente. É uma égua de muito volume, de muita estrutura, de muita correção e sem perder em nenhum momento a feminilidade. É uma égua realmente muito bem aprumada, de boas linhas e de bastante qualidade. Muito firme e muito bonita. Certamente vai andar bem na grande final em Esteio”, destaca Hax.

Raposo El Destaque: “O Grande Campeão é o famoso potrilho que já tinha me encantado na categoria. Ele surpreendeu pelas suas angulações, sua firmeza na linha de cima, sua frente leve, mas principalmente pela sua evolução e sua correção de angulações, que permite que ele caminhe e se desenvolva com extrema facilidade, sem fazer força em momento algum para caminhar. É um potrilho menor, que sempre é mais difícil para gente dar o prêmio (em relação à animais mais formados), mas é um animal de muita qualidade”, avalia o jurado.

Mesmo passando por uma situação adversa, com a dificuldade de deslocamento nas rodovias em virtude da paralisação nacional em andamento, o evento encontrou o caminho para ser considerado um sucesso pela organização do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Oeste Catarinense. “A gente faz um evento extremamente sofrido (pelos contratempos), mas com um resultado muito gratificante e muito bom. Tudo isso graças à união do Núcleo. Ficamos muito felizes por ter feito mais esse evento para a raça Crioula”, comemora o presidente Fábio Fávero. Prova disso foi a presença de expositores vindos dos três estados da região Sul do país.

A supervisão técnica da exposição esteve a cargo de Adolfo José Martins Neto, profissional credenciado à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).

Confira o resultado

FÊMEAS

Melhor Exemplar da Raça e Grande Campeã
Conquista da JRV, criadores e expositores Vanderlei e Régis Casagrande, Cabanha Alvorada, Pato Branco/PR

Reservada Grande Campeã
Meia-Lua da Maior, criador André Ricardo Maior e expositora Daniela Souto Maior, Cabanha Maior, Painel/SC

3ª Melhor Fêmea
Cordilheira da Rio Bonito, criador Empreendimentos Agropec. Rio Bonito Ltda e expositores Edinedes e Deliane de Moura, Capanema/PR

4ª Melhor Fêmea
Jamás da Tamanca, criador Lauro Cardoso Terra e Filhos e expositor Fábio Silveira Campello, Pelotas/RS

MACHOS

Grande Campeão
Raposo El Destaque, criador e expositor Márcio Pamplona, Cabanha Fazenda Raposo, Lages/RS

Reservado Grande Campeão
Xeque Mate da Boa Vista, criador Fazenda Boa Vista e expositor Parceria Xeque Mate da Boa Vista, Cabanha Boa Vista, Vacaria/RS

3º Melhor Macho
Ganadeiro da Rigorosa, criador e expositor Erni José Backes, Cabanha Rigorosa, Chapecó/RS

4º Melhor Macho
Entre Passos Capataz, criador Ramon de Oliveira Gonçalves e expositor Parceria Capataz; Cabanha Entre Passos, Piratini/RS

Fonte: Francine Neuschrank e Yago Moreira/ABCCC

  • Compartilhe
  • <

Os comentários estão desativados.