Por Fora
das Pistas

Notícias

Fotos: Daymon Grocheviski/ABCCC/Divulgação

10 de julho de 2019

Chapecó apresenta seus classificados para a Morfologia na Expointer

Em um breve passeio pelas Cocheiras do Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó (SC) era possível observar os animais serem vestidos com mais de uma manta de proteção. Na pista, quem roubou a atenção não foram os dois graus Celsius de temperatura do sábado, 6 de julho, mas o grande número de inscritos: 95 marcados e 30 incentivo, considerada a maior Passaporte nível B até o momento.

O julgamento ficou a cargo do ex-presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Eduardo Móglia Suñe. Na ocasião, ele comentou que, embora à frente da entidade por dois anos acompanhando as provas de perto, estar na pista para julgar gera uma sensação diferenciada. “É um privilégio poder voltar para a pista e acompanhar de perto esta grande evolução da Raça”, disse, referindo-se ao desempenho que potrancas e potrancos menores vêm galgando no último ciclo.

O presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Oeste Catarinense, José Luiz Faitta Collet, atribui o recorde de inscrições para Passaportes nível B até o momento à estrutura do parque, ao valor das inscrições e à forma hospitaleira de tratar com os demais. “É um orgulho pra Chapecó receber uma passaporte de altíssimo nível. Acredito que seremos muito bem representados na Expointer”, alegrou-se.

A melhor exemplar da raça e grande campeã foi a potranca menor Tropeada Mapocho, do expositor Sérgio Santos Sant’anna e Filhas. Com um grande histórico de escarapelas em Exposições Morfológicas no ciclo 2019, anteriormente a colorada ficou entre as campeãs em Pelotas (RS) e Santa Vitória do Palmar (RS). Já o grande campeão foi o potranco menor Futuro do Sol Brilhante, do expositor Sergio Augusto Amaral. No ciclo de 2018, o também colorado teve oportunidade de receber prêmios na ExpoFICC e na Morfologia da Expointer.

O Banrisul é o patrocinador oficial do ciclo de Exposições Passaporte 2019.

Confira o resultado

FÊMEAS

Grande Campeã e Melhor Exemplar da Raça
Tropeada Mapocho, criador e expositor Sérgio Santos Sant’Anna e Filhas, Cabanha Mapocho, Pelotas (RS)

Reservada Grande Campeã
Ondina da Cabanha Santa Fé, criador e expositor Gilberto Rodrigues de Freitas, Cabanha Santa Fé, Aceguá (RS)

Terceira Melhor Fêmea
Dom Alberto Que Suerte, criador e expositor Fernando Alberto Scholze, Cabanha Dom Alberto, Santo Cristo (RS)

Quarta Melhor Fêmea
Chamamé Luz Mala, criador e expositor Fábio Scarpim Ramon, Cabanha Porto Amazonas (PR)

MACHOS

Grande Campeão
Futuro do Sol Brilhante, criador e expositor Sérgio Augusto Amaral, Cabanha Sol Brilhante, Frederico Westphalen (RS)

Reservado Grande Campeão
Napoleão da Taimã, criador e expositor Taiane Letícia Zocchetto, Cabanha Taimã, Santa Rosa (RS)

Terceiro Melhor Macho
Narcotráfico da Tamanca, criador Lauro Cardoso Terra e Filhos, expositor Felipe Augusto Beckert Marcondes e Ricardo Sant’Anna, Rancho JB e Cabanha Sant’Anna, Palmeira (PR)

Quarto Melhor Macho
Hijo Guapo do Fundoponte, criador Charles Hemkemaier e Célio Hemkemaier Jr, expositor Fabiano e Marilene Maria Dutra Iankowski, Cabanha IK, Lages (SC)

Fonte: Juliana Rosa/ABCCC

 

  • Compartilhe
  • <

Os comentários estão desativados.