Por Fora
das Pistas

Notícias

16 de março de 2017

Centro Hípico Guega sedia etapa regional do Campeonato de CCE do Projeto Olímpicos do Amanhã

Nos dias 25 e 26 de março Ribeirão Preto vai sediar um grande evento que visa formar uma nova geração de atletas e popularizar o CCE – Concurso Completo de Equitação. Trata-se da etapa regional do Campeonato de CCE do Projeto Olímpicos do Amanhã.

O projeto é uma ação da Confederação Brasileira de Hipismo em parceria com Centro Hípico Guega, local onde ocorrerá a etapa regional, em prol das categorias de base e cavalos novos.

O campeonato é aberto a cavaleiros e amazonas de todas as idades que queiram dar os primeiros saltos ou estão iniciando na modalidade, que é conhecida como o “triatlo da equitação”.

“Queremos desmistificar o esporte e a modalidade. Serão provas rápidas, de 1 ou 2 dias no máximo, o que é uma grande oportunidade para aqueles que querem entrar no CCE”, explica o cavaleiro Serguei Fofanoff, o Guega, um dos coordenadores do projeto e dono de três medalhas pan-americanas na modalidade, sendo uma delas de ouro, nos Jogos de Mar del Plata, na Argentina, em 1995.

O campeonato “Olímpicos do Amanhã” terá cinco etapas, sendo duas delas no Centro Hípico Guega e as demais na Sociedade Hípica de Ribeirão Preto, no Centro Hípico Diamante, de Orlândia, e no Haras Horse Cross, de Barretos (SP).

Não há limite de idade para participar da competição. Os cavaleiros e amazonas serão divididos de acordo com a experiência, em quatro categorias: Nível Base, Iniciantes, Avançados e Cavalos Novos, e Nível 1.

De acordo com a diretora da CBH – Confederação Brasileira de Hipismo Ana Paula Perracini, o campeonato “Olímpicos do Amanhã” surgiu da necessidade de fomentar o concurso completo no Brasil. “Procuramos motivar as crianças promovendo uma interação entre elas e os cavaleiros que já representaram o Brasil. Fazemos no final do campeonato uma prova onde cada equipe tem um líder olímpico. Para as crianças isso muitas vezes é a realização de um sonho”, afirma Ana Paula.

Paralelamente ao Projeto Olímpicos do Amanhã, também no Centro Hípico Guega, no sábado, dia 25, acontecerá a 1ª etapa do Circuito Adestramento do Interior e no domingo, dia 26, a 2ª etapa do Ranking Guega de Salto.

 Sobre o CCE

O Concurso Completo de Equitação (CCE) é uma modalidade hípica que reúne provas de adestramento, salto e cross-country, que são realizadas individualmente por conjuntos cavalo / cavaleiro, que não podem ser trocados no decorrer da competição. Cada etapa tem a sua pontuação, que somada determina a classificação final.

 Sobre o Centro Hípico Guega

Localizado em uma área de 40 mil metros quadrados, o Centro Hípico Guega é a realização de um sonho do cavaleiro olímpico Serguei Fofanoff, o Guega.

Considerado referência nacional o Centro reúne diversas atividades como a Escola de Equitação, criada pelo cavaleiro há 20 anos, o Centro de Treinamento, o Haras Guega, onde são criados cavalos de salto clássico e CCE (Concurso Completo de Equitação), o Equocenter, centro de Equoterapia dedicado a crianças portadoras de necessidades especiais e a Loja Guega.

Fonte: RENATA BARUSSI

  • Compartilhe
  • <