Por Fora
das Pistas

Notícias

Paulo Miranda

4 de setembro de 2018

CBH confirma cinco representantes de PE no Sul-Americano de Hipismo

Agora é oficial! A Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) confirmou a equipe brasileira para a disputa do Sul-Americano e cinco cavaleiros da Federação Equestre Pernambuco (FEP) estão na lista, um a mais que o número de representantes do Estado de 2017. Na categoria Mirim (1,20m), Henrique Maranhão/Coral Rec Xango, João Felipe Gomes/CS Xairel e João Marcelo Santos/By Hanna Lord Pequim; no Pré-Júnior (1,30m), João Pedro Chaves/Cuântica Loar; e no Júnor (1,40m), Paulo Miranda/Tânita. A competição será realizada de 29 de outubro a 4 de novembro, em Las Condes, no Chile.

A caminhada dos pernambucanos até a convocação oficial da CBH para o Sul-Americano foi longa. Os cavaleiros locais participaram de três seletivas (Recife, Brasília e Campinas), além do Campeonato Brasileiro, em julho, em São Paulo, para conquistar as vagas. Para definir a equipe do Brasil no Sul-Americano, a CBH soma os pontos dos cavaleiros nas seletivas mais o resultado no Campeonato Brasileiro. No final, a equipe será formada com os três primeiros da Seletiva, os três primeiros do Brasileiro, além de quatro cavaleiros escolhidos pela CBH pelo critério subjetivo.

Na categoria Mirim (1,20m), Henrique Maranhão foi o primeiro a se classificar para a competição ao conquistar o Campeonato Brasileiro 2018. Ele, inclusive, foi campeão Sul-Americano individual em 2016 e medalha de bronze, também no individual, em 2017, além de ter sido prata por equipe, também no sul-americano, em 2016 e 2017. Na sequência, ao final das seletivas, João Felipe Gomes e João Marcelo Santos também garantiram seus lugares após os bons desempenhos nas competições. João Marcelo, inclusive, foi campeão Sul-Americano por equipe em 2017.

“Pelas apresentações que tiveram durante todo o ano, acredito que as chances são boas de bons resultados. Pernambuco, novamente, trará bons resultados do Sul-Americano. Nossos atletas estão se destacando cada vez mais nas competições nacionais e, representando o Brasil, também nas internacionais”, resumiu André Felipe, técnico de Henrique Maranhão e João Felipe Gomes.

Grande campeão da última seletiva, em Campinas, no Haras Albar, João Pedro Chaves levará as cores de Pernambuco na disputa do Pré-Júnior (1,30m), no seu primeiro ano na categoria. Esta é a terceira vez que disputa o Sul-Americano. Antes, participou no Pré-Mirim (1,10m) e no Mirim (1,20m), quando conquistou a medalhada de prata por equipes no ano passado, na Argentina.

“João Pedro Chaves chega muito bem preparado. Além do título da seletiva do Haras Albar, ele conquistou também o do Recife e ganhou o CSN de Santa Esmeralda, em Minas Gerais. E vai para a competição com grandes resultados para brigar também no Sul-Americano. João Marcelo tem se dedicado bastante. Embora não esteja participando de muitas competições, as que foi ele teve bons resultados. Temos uma expectativa grande com eles. São garotos focados e determinados em busca dos objetivos”, ressaltou Alberto Souza, técnico de João Pedro Chaves e João Marcelo Santos.

Paulo Miranda, na Júnior (1,40m), é o atleta pernambucano mais experiente. E, apesar de atualmente treinar em São Paulo, segue representando a FEP com grandes resultados. É bicampeão Sul-Americano por equipe (2013 e 2015), campeão Brasileiro (2018), tricampeão do Ranking Brasileiro (2010 a 2012), octacampeão dos rankings Pernambucano e Norte/Nordeste (2009 a 2016), vice-campeão Mundial (2013), entre outras conquistas nacionais e internacionais.

“É um orgulho muito grande ser convocado mais uma vez para representar o Brasil no Sul-Americano. Estou com uma expectativa muito boa. E o meu conjunto, com a égua Tânita, tem dado bons resultados. Fomos campeões brasileiros Júnior, neste ano. Espero buscar novas conquistas no Sul-Americano. Estou me preparando com muito foco e dedicação com ajuda da minha equipe, treinador, tratador e veterinário. Todos estão sendo importantes para chegarmos prontos na competição”, finalizou Paulo Miranda.

  • Compartilhe
  • <

Os comentários estão desativados.