Por Fora
das Pistas

Notícias

Cavalos são companheiros para trabalhos de toda hora na fazenda (Foto: TV TEM)

23 de julho de 2017

Cavalos são companheiros para trabalhos de toda hora na fazenda

Na pecuária de corte, a estrela é o boi, mas o sucesso da atividade depende também de um bom cavalo. Claudemir sabe bem disso e diz que para tocar o gado e executar outras tarefas, como carregar um bezerro, a ajuda do cavalo é fundamental.

O animal que acompanha Claudemir é o Baio, um mestiço de 12 anos. O equino é experiente na lida com o gado, além de ser mansinho, o que facilita o manejo.

Mas isso não bastou para evitar um acidente. A chifrada de uma vaca causou uma grave perfuração na parte traseira do animal. Depois de um ano de recuperação, Baio voltou para o trabalho, mas logo deve se aposentar.

O gestor em equinocultura Orlando Silva Filho diz que, apesar do avanço da tecnologia, nada vai conseguir substituir o cavalo em algumas atividades no campo.

Para o animal cooperar e ter um bom desempenho, ele precisa ser bem tratado. Momentos de descanso e alimentação adequada são fundamentais. Abusar da jornada de trabalho também deve ser evitado.

Aluísio Marins, especialista em doma racional, explica que os sinais de cansaço são fáceis de serem notados. Quando o cavalo começa a apresentar lentidão de passos, passa a suar bastante e a cauda se descola do corpo, é momento do merecido descanso.

Fonte: Por Nosso Campo, TV TEM

  • Compartilhe
  • <

Os comentários estão desativados.