Por Fora
das Pistas

Notícias

foto: reprodução internet

27 de outubro de 2017

Cavalos Gigantes viraram atração inédita na Expo Rio Preto 2017

Os amantes de cavalos compareceram para conferir a inédita participação da raça “Clydesdale”, na Expo Rio Preto 2017. Os animais, que têm como características principais a força, altura, docilidade e beleza, estiveram no Recinto de Exposição “Alberto Bertelli Lucatto”, e foram muitíssimos visitados.

Também chamado de ‘Cavalo Gigante’, esta foi a primeira vez que a raça participa da Expo. O “Clydasdale” impressionou os visitantes da Feira Agropecuária, afirma o criador da raça, Márcio Narezzi, do Haras dos Sonhos.

“São de origem escocesa. Os cavalos são pesados de grande porte, tanto que o maior exemplar de equinos no mundo foi um cavalo dessa raça chegando a medir 2,32m na cernelha. Essa raça foi também que deu origem a expressão ‘Horse Power’, referência em todos os motores atuais”, conta Narezzi.

Na Expo Rio Preto, o público teve a oportunidade de conhecer dois exemplares da raça, apresentados pelo Haras dos Sonhos, criador referenciado pela Associação ClydesUSA, para reprodução da raça no Brasil. São eles:

– CHAMP, um garanhão de 7 anos, com 1,82m, importado dos USA, onde conquistou 3 títulos, em beleza e andamentos, aos 6,7 e 9 meses. Chegou ao Brasil com 11 meses e já conquistou dois campeonatos brasileiros na Atrelagem.

– Pine (femea), matriz de 10 anos, com 1,96 (maior equino no Brasil), origem Canadá, chegou aos 5 anos de idade e é a grande atração onde se apresenta.

Segundo o criador, os cavalos de Grande Porte foram originalmente desenvolvidos para o uso em guerras, para levar as torres e catapultas por isso, são conhecidos como “cavalos de tiro”. “O Clydes é o cavalo mais rápido do mundo quando em tração, sempre foi muito cobiçado pelos guerreiros da época. Em razão das guerras, onde havia escassez de alimentos, eles foram desenvolvidos com ótima conversão alimentar e, portanto, comem o equivalente a equinos de porte médio”, garante.

Seu maior plantel atualmente, está nos Estados Unidos, e é utilizado principalmente em grandes desfiles e shows, pelo seu tamanho, beleza e imponência, mas também está presente em fazendas, trabalhando em áreas onde os tratores não conseguem atender. É utilizado no Hipismo, nas atividades de Atrelagem, Dressage, Salto e Cavalgadas. Os animais dessa raça têm altura média de 1,65m a 1,90m na cernelha.

Fonte: Folhar

  • Compartilhe
  • <

Os comentários estão desativados.