Por Fora
das Pistas

Notícias

Ação leva terapia assistida para o ambiente hospitalar

22 de dezembro de 2018

Cavalos fazem visita a pacientes do HFC neste Natal

Foi um momento emocionante e marcante na vida de quem, mesmo num ambiente hospitalar recebeu essa visita tão especial. O Pajé e Woody, dois cavalos foram levados para o pátio do HFC com o objetivo levar alegria e descontração para os pacientes e para toda a equipe.

Apesar de ser bebê, com apenas 4 meses de vida, a Maria katyellem parece ter amado essa visita. A mãe se emocionou ao ver esse encontro. “Foi um momento diferente, até mesmo por ser dentro de um hospital. A ação que ocorreu tem importância para os pacientes, pois ficam dentro do quarto sem acesso ao mundo. Eu tenho um pouco de medo de cavalo, mas minha filha adorou, passou até a mãozinha, e a ver sorrir foi muito empolgante”, disse a mãe Rose Kele.

A terapia assistida por animais transforma o ambiente hospitalar. Estudos comprovam que o contato com o animal proporciona momentos de alívio, alegria e ajuda na recuperação dos pacientes. “Com tantos benefícios neste Natal decidimos inovar e ousar trazendo dois cavalos para uma visita cheia de alegria, afeto e esperança”, disse o presidente do HFC, José Coral.

O HFC há oito anos já trabalha com a cinoterapia, um grupo formado por cães e voluntários que visita semanalmente os pacientes do hospital. O projeto conta com cães credenciados para o trabalho de terapia assistida por animais, são adestrados e tem acompanhamento de um médico veterinário. “O contato dos pacientes com os cães é uma ferramenta poderosa no combate à sensação de solidão e abandono, pois desperta naturalmente emoções comunicativas nos pacientes” explica a coordenadora do projeto no HFC, Juliana Mazzonetto.

Mas a surpresa dessa vez era trazer os cavalos. Antes da visita a administração do HFC procurou ter todas as autorizações, contou com o apoio do Instituto Cavalgar e tomou todos os cuidados para que essa fosse uma ação inesquecível para os pacientes e para toda a equipe. Os cavalos são devidamente treinados, vacinados e aptos a ter esse contato com as pessoas. “Gratidão define nossa manhã de hoje, foi muito especial, onde nossos amigos Pajé e Woody (nome dos cavalos) foram visitar e puderam levar muito afeto e carinho aos pacientes e colaboradores do hospital. Foi muito emocionante e prazeroso poder ver a alegria estampada no rostinho dos pacientes”, disse o coordenador do Instituto Cavalgar Anderson Souza Rezende.

A Equoterapia é uma terapia integral, uma vez que não se melhora apenas aspetos físicos do ser humano, como também sociais, mentais e psicológicos.

“Nem que seja só por um dia, sabemos que a equoterapia ajuda na recuperação, aumenta o estímulo motor e afetivo, é capaz de melhorar tanto a coordenação e o equilíbrio quanto o bem-estar, a memória e o humor e contribuir para a erradicação de pensamentos ruins, proporcionando autoestima e confiança para o paciente”, explicou a coordenadora.

A ação contou com o suporte de toda a equipe multidisciplinar que fez uma triagem para selecionar somente os pacientes aptos a descer até o pátio do HFC e participar da visita. Todos os pacientes serão acompanhados pela equipe de enfermagem de cada setor. “Pensamos em todos os detalhes, para que essa visita se torne um momento marcante na vida dos pacientes, que esse dia seja mais leve e contribua para a recuperação de todos, afinal estar internado nessa época de festas e comemorações não é fácil para ninguém. Essa visita é o presente, que o HFC preparou para os pacientes e para toda equipe neste Natal”, finaliza Coral.

Fonte: JP

  • Compartilhe
  • <

Os comentários estão desativados.